Escritora de apenas 14 anos lança livro de ficção em Mato Grosso do Sul

503

Dunya Kassab tem 14 anos, com Altas Habilidades e Superdotação na área acadêmica, é fluente em Francês, Inglês e Árabe. A mesma realiza no CEAM/AHS os Atendimentos Educacionais Especializados – AEEs de Música, Química, Arte e Criação e Linguagem.

A estudante é leitora ávida de livros de ficção, aventura e suspense. A estudante declara: “Decidi escrever essa estória por apreciar criar universos fictícios, manusear palavras e ser capaz de “brincar de Deus” por pelo menos alguns instantes. Acrescenta também que ” além disso, sempre nutri grande afeto pelos felinos, tanto que, em 2017, despertou em mim a vontade de produzir uma narrativa, que lhe desse o privilégio de enaltecê-los”, enfatiza.

Felinos

Seu livro “O Descendente de Ameryth” retrata um mundo bastante semelhante ao nosso, apesar de nesse a população ser constituída por gatos, capazes de realizar não apenas os mesmos feitos que nós, humanos, bem como muitos outros, considerando que são donos de extrema agilidade e destreza, além de uma perspicácia nítida. Para os amantes de felinos, sem sombra de dúvida essa narrativa os agradará muito, já que pelo menos uma vez, os gatos ocuparão o papel de “heróis”, a julgar que na maioria das ficções são descritos como criaturas desalmadas e maliciosas que buscam somente atingir seus objetivos menosprezando os sentimentos alheios, enquanto os cães, por outro lado, levam todos os créditos.

Capa do Livro “O Descendente de Ameryth”.

No AEE de Linguagem o professor Alessandro Fonseca, que também é músico e escritor, acompanha as produções da estudante desde 2021 e relata seu apreço pela originalidade e vigor desde seu ingresso ao CEAM/AHS e entusiasmado, “Dunya é uma estudante que mescla a emoção e o aspecto cerebral em suas produções, além de fina ironia, tem o manejo da palavra demonstrado por meio do gênero narrativo e das práticas criativas durante as atividades diárias e seguramente marcará seu nome na literatura Nacional em breve”.

A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Fraulob, relata que “o lançamento da estudante como escritora oportuniza a revelação de novos talentos literários, bem como seu reconhecimentono no universo literário”. Acrescenta, ainda, que “por meio da literatura, representada pela ficção e em todas as manifestações do fazer criativo, surge um trabalho prazeroso e interessante, que enriquece o desenvolvimento intelectual dos estudantes”.