Nível do Rio Paraguai normaliza e hidrovia faz primeiro embarque de grãos do ano

408

Com o nível do Rio Paraguai aumentando, a hidrovia de Porto Murtinho e Corumbá irão retomar a navegação na próxima semana. Segundo a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), serão embarcadas cerca de 20 mil toneladas de soja, por uma empresa privada, no primeiro embarque do ano.

Segundo dados da Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), no dia 15, o trecho de Ladário chegava a 1,67 metros e em Porto Murtinho, o rio estava em 2,39 metros. Os níveis estão, respectivamente, 16% e 7,6% superiores aos verificados no mesmo período do mês passado.

De acordo com o secretário Jaime Verruck, da Semagro, a melhoria nas condições de navegação no Rio Paraguai “já proporcionou que a FV Cereais, terminal privado de cargas em Porto Murtinho, anunciasse o primeiro embarque de grãos deste ano. Entre os dias 24 e 25 serão embarcadas 20 mil toneladas de soja. Essa é uma operação que comemoramos, pois a hidrovia tem um papel fundamental para a logística sul-mato-grossense”.

O gerente de operações portuárias da FV Cereais, Genivaldo Santos, relembrou que no ano passado a empresa tinha contrato de 400 mil toneladas, entretanto, por conta da estiagem foram apenas 250 mil toneladas de soja. “Este ano a expectativa é de 420 a 450 mil toneladas dependendo da demanda e nível do rio. Vamos aguardar movimentando abril e maio que sabemos que é bastante intenso para ver como se comporta o rio”, finalizou.

Embora a boa notícia, o Imasul alerta que mesmo com o volume de chuvas e melhora nas condições de navegabilidade, a hidrovia ainda está abaixo do normal. Em Porto Murtinho, neste período, o ideal seria mais de 4 metros no nível do rio. Atualmente está em 2,39 metros. De acordo com o analista de recursos hídricos do Imasul, Lincoln Curado, o nível do rio melhorou neste início de ano e não está tão crítico, mesmo assim continua abaixo de 2020 e 2021.