Teleatendimento médico tem reforço no serviço após crescimento em demanda

268

Diante do aumento na demanda das unidades de saúde, o serviço de Teleatendimento criado pela Prefeitura de Campo Grande para atender pacientes com sintomas respiratórios está sendo reforçado. Por telefone, pacientes com suspeita de Gripe ou Covid-19 podem receber orientações e até mesmo ser atendidos por um médico.

A vice-prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, destaca que a medida tem por objetivo ampliar o acesso dos pacientes ao serviço e, consequentemente, oportunizar o atendimento sem a necessidade de deslocamento a uma unidade de saúde.

“Nós percebemos um aumento expressivo na procura por atendimento nas nossas unidades de saúde, sobretudo nas UPAs e CRSs, de pacientes que estão apresentando algum sintoma respiratório. E por isso, entendemos ser necessário oportunizar este paciente um serviço ou uma opção para que ele consiga ser atendido sem mesmo precisar sair de casa. Desta forma, nós conseguimos aliviar a pressão sobre o sistema de saúde e garantir à assistência adequada a este paciente”, diz.

O serviço passa a ser composto por uma equipe multidisciplinar com 16 profissionais por período, sendo quatro médicos. Com isso a capacidade será aumentada, passando de 300 para até 1 mil atendimentos por dia. Anteriormente, apenas 8 profissionais estavam lotados no Teleatendimento.

Somente neste mês de janeiro, do dia 01 ao dia 23, o serviço já realizou mais de 9,2 mil atendimentos e a expectativa é dobrar nas próximas semanas.

Como funciona?

Ao ligar no número 2020-2170, o paciente ouvirá uma gravação explicativa sobre o serviço. A recepção será feita por um profissional que irá colher o histórico da pessoa, com base em um questionário pré-estabelecido, que será inserido no sistema.

Posteriormente, o paciente será transferido para a equipe médica de teleatendimento, caso seja necessário, que dará o encaminhamento devido e recomendará a condulta mais assertiva com base no histórico colhido. O atendimento acontece diariamente (inclusive aos sábados, domingos e feriados) de 7h às 19h.

 O sistema foi desenvolvido pela Prefeitura de Campo Grande através da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) e com o apoio técnico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Histórico

Campo Grande foi uma das primeiras cidades do País a implementar esse tipo de serviço, em março de 2020, utilizando a estrutura tecnológica, ferramentas e protocolos próprios, elaborados à época em tempo recorde.

“A intenção do serviço é garantir o acesso do paciente ao serviço de saúde, mesmo que de forma remota, otimizando assim a assistência prestada. É um modelo que foi adotado em grandes centros e com resultados positivos. A pandemia impôs restrições e cuidados necessários, e as pessoas acabam evitando buscar uma unidade de saúde, sendo essa ferramenta muito importante para dar a esse paciente a orientação adequada”, destaca o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

Além do atendimento a casos suspeitos, o serviço também está disponível para tirar dúvidas sobre o processo de imunização contra a Covid-19.