Educação financeira é estimulada no projeto “Essências” na EE Jorge Amado

262

Os estudantes criaram as suas empresas, definindo nome, logotipo e captação de recurso com venda de ações, onde os participantes definiram por si próprio os valores das ações

Estudantes do Itinerário Formativo 2 – Unidade Curricular IV, turmas D e E, da Escola Estadual Jorge Amado, no município de Chapadão do Sul, com o intuito de vivenciar as técnicas de extração de essências de plantas, produção de cosméticos naturais e as relações de uma empresa, participaram do projeto “Essências”, sob coordenação do professor Marcelo Bruno Pessoa.

Em sala, os estudantes criaram as suas empresas, definindo nome, logotipo e captação de recurso com venda de ações, onde os participantes definiram por si próprio os valores das ações. Foi trabalhado os custos da empresa, incluindo os custos fixos, custo de material direto, custo variável e margem de contribuição. A partir do custo material direto unitário, os alunos escolheram o preço de venda de cada produto.

Técnica laboratorial de extração de óleo essencial

Método em laboratório

Em laboratório, os estudantes puderam aprender as técnicas de extração de óleo essencial. O primeiro método apresentado foi a infusão a óleo quente, onde a mistura da planta e óleo vegetal é aquecida em banho-maria. Para este procedimento foram utilizados arnica e óleo de girassol. A extração foi realizada em duas concentrações, com o intuito de produzir pomada de arnica e óleo de massagem.

O segundo método foi a extração com infusão a frio no álcool, no qual é realizada uma mistura da planta com alguma substância com alta proporção de álcool, acima de 90%. Para esta técnica cada turma usou plantas diferentes. A turma D usou pétalas de rosas, hortelã, alecrim e casca de laranja e a turma E, por sua vez, utilizou lavanda, alecrim, casca de laranja e uma mistura de alecrim e casca de laranja. Ambas usaram álcool 92% para a extração.

O álcool perfumado criado nessa extração será diluído para a produção de difusores de ambientes e perfume. O terceiro método foi a extração pela maceração, onde é realizada uma infusão em óleo frio após a maceração de alguma planta ou pedaço de planta mais duro. Para este método, utilizamos óleo de girassol, cravo e canela. O Projeto, após a confecção de todos os produtos contará com uma feira de vendas. Ao final, as miniempresas serão destituídas e os lucros retornarão aos acionistas.

5 COMENTÁRIOS

  1. … [Trackback]

    […] Find More here on that Topic: msnamidia.com.br/2021/11/28/educacao/educacao-financeira-e-estimulada-no-projeto-essencias-na-ee-jorge-amado/ […]

Comments are closed.