A oferta de serviços digitais pela Prefeitura Municipal garantiu a cidade de Campo Grande, o Prêmio de primeira colocada entre as capitais mais inteligentes do Brasil. O Prefeito Marquinhos Trad acompanhou o anúncio do Ranking dos Serviços de Cidades Inteligentes 2021, transmitido por meio de live no youtube, na tarde desta quinta-feira (25). A cidade ocupa também a segunda colocação no ranking geral.
A quantidade de serviços inteligentes cresceu em Campo Grande. Nos últimos anos, a cidade passou a oferecer, conforme mostram os indicadores, 24 dos 26 serviços pesquisados neste ranking. Entre 2020 e 2021, a Prefeitura incluiu a oferta de novos serviços, que contribuíram para que a capital subisse no ranking.
O Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes avalia, entre os 100 maiores municípios brasileiros em população, aqueles que estão ofertando serviços considerados inteligentes ao cidadão, utilizando os meios digitais, como Internet e celular. O ranking permite que os municípios verifiquem a sua posição em relação aos demais e identifiquem os pontos que requerem aprimoramentos, de modo a tornar suas cidades mais inteligentes.
Campo Grande se destacou ainda pelos serviços inteligentes prestados à população no quesito mobilidade urbana com o aplicativo Todos no Ônibus Conecta Campo Grande levou pontos de wi-fi para vários locais da cidade que facilita através da tecnologia com acessibilidade a utilização do transporte público para cadeirantes e pessoas de baixa ou nenhuma visão.
Para a jornalista Naira Pache, que sempre precisa de conexão com a internet para manter-se atualizada, é imprescindível este serviço disponível nos órgãos que a prefeitura abrange. “Eu acho super válido uma capital, como a nossa, ter este serviço. Me ajuda a todo momento, porque eu mexo com informações factuais e eu preciso de atualizações a todo momento”.
A emissão de licenças, certidões, boletos de tributos e outros documentos através do Portal de Certidões e do sistema do Alvará Imediato também foram considerados para elevar a nota da capital, assim como também foi considerada a facilidade na emissão das guias do IPTU, com mais de 600 mil acessos só na página criada com esse objetivo.
Para o empreendedor Clayton Neves, a emissão de guias pela internet facilita todo os serviço de ir ao banco e ficar na fila e inclusive é um cuidado com a saúde pública “Eu faço essas as quitações de casa para evitar o contato e aglomeração nem bancos e ou indo até a prefeitura”.
A possibilidade de a população solicitar serviços públicos de zeladoria pelo telefone, pela internet ou através de aplicativo elevou a avaliação da capital ao nível máximo.
Campo Grande se destaca também pela nota máxima em transparência segundo avaliação recente na Escala Brasil Transparente, da CGU. Através dos portais da transparência e transparência Covid-19, a população pode acompanhar as principais informações de interesse público de acordo com o previsto na Lei de Acesso à Informação.
Outro projeto que veio facilitar a vida das pessoas é o “Monitora Saúde”, sistema que oferece aos gestores o completo controle de todos os processos da vacinação contra a Covid-19, desde o gerenciamento do estoque de vacinas até a programação da segunda dose. Ferramenta que, inclusive, já está sendo usada em diversos outros municípios, pois a Prefeitura de Campo Grande firmou um termo de doação do sistema com o Governo Federal.
Assim como o aplicativo Conecta Campo Grande, onde o cidadão tem acesso a mais de 40 serviços digitais na palma da mão, facilitando ainda mais a interação com o munícipe.
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