Fim de semana deve ser de chuvas em algumas regiões do MS

442
imagem internet

Na sexta-feira (26), um ciclone avança pelo leste da região Sul, canaliza umidade do interior do país, e ocasiona instabilidades e fortes temporais com altos volumes em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e sul de Minas Gerais. As temperaturas caem e a nebulosidade aumenta nestas áreas.

Chove em toda região Sul, mas os volumes diminuem sobre a metade sul do Rio Grande do Sul. Temporais também devem surgir entre o norte de Mato Grosso, sul do Amazonas e do Pará e em todo o Tocantins e sul do Maranhão.

Em Mato Grosso do Sul, Goiás e nas demais áreas do Nordeste a chuva é irregular. Enquanto isso, o tempo segue firme no Espírito Santo, sul da Bahia e norte de Minas Gerais.

A previsão do tempo para este fim de semana, o último do mês de novembro, é de chuvas com intensidade de moderada a forte, especialmente nas regiões sudoeste, centro-norte e leste, onde estão previstos os maiores acumulados de chuvas.

Conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (CEMTEC), ainda nesta sexta-feira (26), a previsão é de tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento de 40km/h e 80km/h, nessas três regiões, devido o avanço de uma frente fria oceânica, aliada ao calor e ao transporte de umidade em baixos níveis e a passagem de cavados (áreas alongadas de baixa pressão).

No sábado (27), o tempo segue instável no Estado podendo ocorrer pancadas de chuvas e tempestades isoladas, exceto na região sudoeste, onde a previsão é de tempo firme, com variação de nebulosidade e pancadas de chuvas bem isoladas.

Já no domingo (28), pode haver variação de nebulosidade com pancadas de chuvas e tempestades isoladas nas regiões centro-norte e leste. Entre o final do dia e inicio da noite de domingo há previsão de chuvas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento (50 – 90 Km/h) e eventual queda de granizo nas regiões sudoeste, sul da região pantaneira e porção centro-sul da região centro-norte com o avanço de cavados, aliado ao transporte de umidade.