As aves que gostam de se exibir em câmeras de videomonitoramento pela BR

750
Imagem Divulgação CCR Via

Dois flagras inusitados foram feitos pelas câmeras de monitoramento da da concessionária que administra a BR-163/ MS, a CCR MSVia em diferentes pontos da estrada. O mais recente aconteceu na última semana, no dia 04 de novembro, às 14h08, quando um pássaro deu o ar de sua graça e surgiu para uma das câmeras da Concessionária, na altura da cidade de Bandeirantes, no km 589.

A ave, que aparenta ser um canário-do-campo, ficou por alguns instantes se exibindo e logo saiu de cena. No entanto, após 22 minutos, às 14h30, ela voltou a aparecer rapidamente e traçou novo rumo em seguida.

Fêmea do gênero Sporophila (canários, coleiros, papa-capins)

Mas este não foi o único caso do tipo ocorrido na rodovia. No último dia 7 de outubro, situação semelhante foi registrada na altura do km 741, às 15h41, em Coxim. Outra ave, uma anambé-branca-de-máscara-negra, apareceu para a câmera instalada no local. A visita inesperada, e pra lá de especial, durou alguns segundos, tempo suficiente para que a ação fosse registrada pelas lentes da Concessionária.

O exemplar uma fêmea de anambé-branco-de-máscara-negra Tityra semifasciata

Essas cenas estão se tornando menos raras, com a observação contínua das imagens. O fato nos gera alguns questionamentos e um deles é se a vida animal sofre com essa interferência urbana? Pra responder essa pergunta, fomos conversar com o Biólogo e Ornitólogo, Thauan Kill Thomaz, que fez da sua paixão por observação de aves, a sua profissão.

Segundo Thauan, de alguma forma a descaracterização ambiental causam uma perca na biodiversidade, mas algumas espécies são menos afetadas.

” De uma maneira geral a descaracterização ambiental promovida por ações antrópicas promovem sim a perca na biodiversidade, no entanto algumas espécies são menos afetadas ou até mesmo utilizam desses novos recursos, é bem comum encontrarmos ninhos de ben-tevi em transformadores de energia, joão de barro em cruzetas de postes ou canários da terra em telhados e tubulações. Os equipamentos de monitoramento podem ser utilizados como abrigo para nidificação”.

Estas aves são comuns para essa região e o biólogo aproveita para ressaltar a importância do vídeo monitoramento para a vida animal. “A informação sobre o comportamento e distribuição das espécies nunca é demais, então as atividades registradas por câmeras de monitoramento contribuem para subsidiar e desenvolver estratégias de conservação e preservação da biodiversidade” completa Thauan.

Fêmea do gênero Sporophila (canários, coleiros, papa-capins)
O exemplar uma fêmea de anambé-branco-de-máscara-negra Tityra semifasciata