Campo Grande foi a quinta cidade brasileira que mais cresceu sua área urbanizada nas últimas três décadas, de acordo com levantamento feito pelo MapBiomas. A pesquisa indica o crescimento entre os anos de 1985 e 2020, baseado em mapeamento feito por meio de imagens de satélite.
A organização reúne ONGs (Organizações Não Governamentais), universidades e determinadas empresas. A Capital só ficou atrás de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM) e Goiânia (GO). Os dados apontam que houve um acréscimo de 11.482 hectares, o equivalente a aproximadamente 16 campos de futebol.
Além disso, Mato Grosso do Sul tem a quinta maior taxa de urbanização do país, segundo a Síntese de Indicadores Sociais, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No estado, a relação entre as pessoas que moram no campo e as que residem na cidade é de 89,2%.
A cidade de Campo Grande, segundo o mapeamento, tem a 13ª maior área urbanizada do Brasil. Além disso, assim como todo o Mato Grosso do Sul, a cidade está na parte de baixo do ranking de lugares com mais aglomerados subnormais, popularmente conhecidas como favelas.