Mato Grosso do Sul entra na segunda etapa de vacinação contra Febre Aftosa

257
Pasto

Mato Grosso do Sul se prepara para a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa, que é obrigatória para bovinos e bubalinos. A previsão da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) é de que 9 milhões de cabeças sejam imunizadas entre os animais do Planalto e do Pantanal.

Na região do Planalto, a vacinação é obrigatória para animais até 24 meses entre os dias 1° e 30 de novembro. O registro da vacinação deverá ser realizado pelo produtor no sistema informatizado da IAGRO, através do portal GAP de 1º de novembro a 15 de dezembro de 2021.

Já no Pantanal, os optantes pela etapa de novembro, devem vacinar TODO o rebanho entre 1° de novembro a 15 de dezembro de 2021 e registrar a vacinação de 1° de novembro a 31 de dezembro. Para ambas regiões, a aquisição da vacina estará liberada nas revendas cadastradas a partir do dia 28 de outubro.

O diretor-presidente da IAGRO Daniel Ingold, solicita mais uma vez o empenho e comprometimento dos produtores rurais, em manter nosso estado livre da febre aftosa.

Lembramos que o Comitê Gestor do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PNEFA), prevê a retirada da vacina até novembro de 2022.

O PNEFA tem como objetivo principal “criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres de febre aftosa sem vacinação, protegendo o patrimônio pecuário nacional e gerando o máximo de benefícios aos atores envolvidos e à sociedade brasileira”.

Produtor, para notificar suspeita de doenças em animais, clique no banner abaixo:

Em caso de dúvida, entre em contato com a Iagro mais próxima, acessando a lista de telefone das unidades locais.

Recomendações

Segundo o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), os criadores devem adquirir as vacinas em revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 mililitros na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

Além de vacinar o rebanho, o produtor deve também declarar ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado. A declaração de vacinação deve ser feita de forma online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados. Em caso de dúvidas, o criador deve procurar o órgão de defesa sanitária animal da sua região.

6 COMENTÁRIOS

  1. … [Trackback]

    […] There you can find 66240 additional Information to that Topic: msnamidia.com.br/2021/11/01/destaques/mato-grosso-do-sul-entra-na-segunda-etapa-de-vacinacao-contra-febre-aftosa/ […]

  2. … [Trackback]

    […] Here you will find 92108 more Information to that Topic: msnamidia.com.br/2021/11/01/destaques/mato-grosso-do-sul-entra-na-segunda-etapa-de-vacinacao-contra-febre-aftosa/ […]

  3. … [Trackback]

    […] Read More on that Topic: msnamidia.com.br/2021/11/01/destaques/mato-grosso-do-sul-entra-na-segunda-etapa-de-vacinacao-contra-febre-aftosa/ […]

  4. … [Trackback]

    […] Read More Info here to that Topic: msnamidia.com.br/2021/11/01/destaques/mato-grosso-do-sul-entra-na-segunda-etapa-de-vacinacao-contra-febre-aftosa/ […]

Comments are closed.