Mato Grosso do Sul está preparado para receber turistas na rota Cerrado Pantanal

211

Com reservas quase cheias em passeios e na rede hoteleira, os destinos turísticos de Mato Grosso do Sul estão com expectativa positiva para o feriado de Finados, celebrado em 2 de novembro. De Bonito aos municípios da Rota Cerrado-Pantanal, a promessa é de intensa movimentação no período.

“Os últimos feriados mostraram que o turismo voltou com força total, claro que com todos os cuidados necessários, afinal de contas ainda estamos vivendo a pandemia, mesmo que em níveis bem baixos. Com o próximo feriado caindo na terça-feira, a expectativa é muito boa. Esperamos, inclusive, que com esses últimos feriados e o final do ano, a gente possa recuperar boa parte dos prejuízos relacionados à pandemia”, afirma o diretor-presidente da Fundtur-MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling.

Até oito mil visitantes são esperados em Bonito nos próximos dias

Capital do Ecoturismo, Bonito deve receber até oito mil visitantes nos próximos dias. Segundo a secretária municipal de Turismo, Juliane Salvadori, mais de 5,3 mil vouchers para passeios nos atrativos naturais no feriadão já foram vendidos. 

“É um público um pouco menor do que outubro, por conta da característica do feriado. Muitas famílias optam por ficar em casa ou visitar seus entes, mas ainda sim é um público bastante considerável e reforça que os visitantes estão cada vez mais confiantes que Bonito é um destino seguro e preparado para recebê-los”, destaca Salvadori.

A cidade vem registrando bons números ao longo do ano. Em setembro, por exemplo, mais de 25,6 mil visitantes passaram por Bonito. Segundo o Observatório do Turismo (OTEB), esse é o melhor resultado para o mês dos últimos sete anos. 

Para a coordenadora do OTEB, Janaina Mainchein, o feriado de Finados será bom. “Hotéis e passeios ainda estão com disponibilidade. Já a Gruta do Lago Azul está lotada todos os dias. Estamos percebendo  aumento de grupos/excursão na cidade. Se o tempo contribuir, acredito que vamos ter um movimento maior de turistas do Estado que decidem vir de última hora”, diz.

Safari no Pantanal é uma das opções de passeios em Corumbá, que deve ter 80% de ocupação na rede hoteleira no feriado de Finados

Já em Corumbá, de acordo com o coordenador do Observatório da Fundação de Turismo do Pantanal, Carlos Espíndola, só nos meios de hospedagem urbanos, a expectativa de ocupação é de 80%, sem considerar a movimentação nos atrativos turísticos.

Já na Rota Cerrado-Pantanal,  as atividades turísticas oferecidas são de aventura, ecocultura, pesca e balneários nos municípios de Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sonora e Paraíso das Águas.

Por ser um roteiro relativamente novo, a Rota Cerrado-Pantanal segue se estruturando para atrair cada vez mais visitantes. Agora tem a capacitação uma turma de 30 pessoas, representantes desses 11 municípios, na prática do Birdwatching, que é a observação de aves. Mato Grosso do Sul é referência nacional nessa prática. Nosso território é riquíssimo, inclusive com aves raras.