Em outubro e novembro, o Projeto Batuque-se, do músico Chico Simão, está levando oficinas de percussão a alunos de ONGs e escolas estaduais de Campo Grande e Bonito. A iniciativa cultural tem patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
O Projeto Batuque-se foi criado para o jovem estudante, entre o 9º ano do Ensino Fundamental II e o 1º ano do Ensino Médio. Com instrumentos de percussão brasileira e africana como a alfaia, agogô e djembes, a prática coletiva oferece aprendizagem técnica e desenvolvimento musical. Ao mesmo tempo visa abrir espaço para mediação cultural com temáticas importantes para essa etapa da vida estudantil.
“As oficinas de música têm como foco o jovem e seu desenvolvimento. Através das aulas de percussão valores como respeito, paciência espírito de grupo, liderança, motivação e superação são vivenciados de maneira ordenada através da experiência com a prática musical, com os tambores e demais instrumentos de percussão. Além da própria música em si, com aprendizados de ritmos brasileiros em diversos instrumentos”, explicou o músico Chico Simão.
Chico Simão, nascido e criado na zona oeste de São Paulo, chegou a Campo Grande/MS em 2001 com uma bagagem musical e experiências profundas com grupos de percussão, pesquisa e exploração de ritmos.
Estudou na Universidade Livre de música Tom Jobim, participou de grupos e movimentos culturais na cidade mais cosmopolita do país. Em Mato Grosso do Sul, formou-se em Licenciatura em Música, foi professor e técnico convocado pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul, músico concursado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, fundador e diretor musical do grupo de percussão Bojomalê, analista pelo Sesc Lageado desenvolvendo diversas atividades ligadas ao ensino da música.
Oficinas
Em outubro as oficinas de música estão acontecendo no Instituto de Desenvolvimento Social Guataverá, na segunda e quinta –feira, das 14h às 16h e no Núcleo Humanitário da Vila Nhanhá aos sábados, das 16h às 18h.
Em novembro as aulas acontecem na E.E. Joaquim Murtinho, na segunda e quarta-feira a partir das 13h45min.
No dia 27 de novembro as Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes e E.E. Luiz da Costa Falcão, de Bonito, também recebem a oficina.
Informações sobre a oficina podem ser obtidas no telefone: (67) 98408-4279
Serviço:
Instituto Guataverá – R. Indianápolis, 2192 – Jardim Noroeste, Campo Grande – MS.
Núcleo Humanitário da Vila Nhanhá – R. do Comércio, 149 – Jardim Nhanha, Campo Grande – MS.
E.E. Joaquim Murtinho – Av. Afonso Pena, 2445 – Centro, Campo Grande – MS.
… [Trackback]
[…] There you will find 12229 more Info to that Topic: msnamidia.com.br/2021/10/21/cultura/oficinas-gratuitas-de-percussao-sao-oferecidas-aos-alunos-de-ong-e-escolas-estaduais/ […]
… [Trackback]
[…] There you will find 32645 more Information to that Topic: msnamidia.com.br/2021/10/21/cultura/oficinas-gratuitas-de-percussao-sao-oferecidas-aos-alunos-de-ong-e-escolas-estaduais/ […]