Mulheres empreendedoras – Mais do que ser, é transparecer

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Veruska Sabino ( Foto: Alexis Prappas e Styling de Anderson Alvves )
Veruska Sabino - Foto: Alexis Prappas

Já parou para pensar na importância do empreendedorismo feminino?

O movimento tem provocado transformações no mercado de trabalho, oxigenando as ideias e agregando em diversidade.

Além disso, tem contribuído para o empoderamento das mulheres, abrindo caminhos para que se tornem líderes não apenas de equipes, como também de sua própria trajetória profissional e pessoal.

Personalidades como Camila Farani e Luiza Helena Trajano colocam o Brasil entre os celeiros mundiais de empreendedoras de sucesso, inspirando mais mulheres a assumir posições de destaque no mundo dos negócios.

Aqui no Mato Grosso do Sul, mais especificamente em Campo Grande, temos inúmeros casos de sucesso. Um deles é a empresária Veruska Sabino.

Essa máxima “Mais do que ser, é transparecer” se aplica bem a Veruska Sabino. A empresária bem sucedida, aprendeu cedo que o amor pela moda transparecia e que naturalmente seu caminho já estava entrelaçado entre o bom gosto, estilo e elegância.

Formada em comunicação social, Veruska fez amigos e escreveu bem a sua história no meio fashion, isso porque suas lojas são conhecidas no território brasileiro. Com clientes paulistas, a visionária fez o que nenhuma outra ainda tinha feito, em 2013, ela foi a precursora a fazer desfiles online, em uma época onde ainda ninguém conhecia as famosas Lives, atraindo ainda a fatia mais desejada do mercado – a Classe A de consumidores da moda.

Hoje com o público bem formado, seus clientes não consomem mais apenas peças de roupas. O cliente da loja Bossa compra um conceito por completo, ou seja, compra aquilo que o look por completo representa.

Veruska Sabino ( Foto: Alexis Prappas e Styling de Anderson Alvves )

Mas para chegar até aqui, ela começou ajudando nas venda da loja de uma amiga, também empresária em Campo Grande – MS. De vendedora, passou a gerente, fazendo as compras de estoque da loja e foi quando ela percebeu que a paixão dela não estava só em comunicação social. A empresária decidiu mergulhar de vez trabalhando em lojas como a famosa Triton e ao mesmo tempo trabalhando com o estilista Edson Dalhio, emplacando as peças assinadas por ele, em quatro lojas famosas aqui da capital – algo inédito para o mercado que é tão restrito. O próximo passo foi a Colcci, que na época era bem representada pela übermodel Gisele Bündchen.

Alguns anos se passaram e ela percebeu que o mercado pedia mais e que cabia algo que não é nada tradicional. Então decide criar a própria loja, iniciando há oito anos a loja Bossa, que trouxe um conceito e roupas para um público exigente, um consumidor de alta costura, aonde não existe espaço para peças produzidas em larga escala. No início, 70% das vendas eram roupas em couro, uma ironia, pois a característica do estado é calor e tempo seco. É como se a loja produzisse gelo e comercializasse aos esquimós.

Ao completar 3 anos de empreendimento, a empresária decidiu investir em algo que deixasse sua loja ainda mais especial. No espaço ao lado, ela e o esposo abriram o restaurante Ernesto. Os seus clientes e parceiros costumam frequentar o local após uma passadinha pela Bossa.

Em comemoração aos 7 anos de existência da loja Bossa, Veruska realizou um desfile apresentado no São Paulo Fashion Week – 2020, no Museu de Arte Contemporânea (MARCO). O evento foi direcionado aos amantes do segmento. No desfile foi apresentado a marca PatBO edição Verão 2020 da estilista mineira Patrícia Bonaldi, que marcou o coração e o corpo das brasileiras com seus vestidos de festa cheios de bordados e rendas. A marca já tem vendas dos seus vestidos nos Estados Unidos, Europa, Rússia e Oriente médio, em lojas de luxo como a Harrods, na Inglaterra.

Veruska Sabino ( Foto: Alexis Prappas e Styling de Anderson Alvves )

Em 2019, ela foi convidada pela marca Loft 747 a desenvolver e assinar 10 modelos que imediatamente foram vendidos.

Agora com 50% da loja, a estilista do momento é Andrea Bogosian e sem pudor de investir em eventos, Veruska acredita que só com isso, ela consegue atingir o mais refinado público.

Para atingir outros públicos, a empresária criou, dia 17 de março de 2020, em meio a quarentena da pandemia, a loja BossaOutLet vendendo peças de coleções anteriores com melhores preços, com média de 8 vendas diárias – Não preciso nem dizer que essa empreitada também está sendo um sucesso né?

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