Com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, a campanha multivacinação, que teve início neste mês, está acontecendo em todas as unidades de saúde de Campo Grande.
Devido à imunização contra Covid-19 que tem acontecido concomitantemente, algumas unidades de saúde estarão com as salas de vacina funcionando exclusivamente para o público que será atendido por este imunizante no período da tarde. As demais funcionarão normalmente o dia todo.
“Esta campanha tem como principal objetivo evitar que doenças que não estão mais circulando no município retornem devido à baixa cobertura vacinal”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.
O sarampo é uma destas doenças que podem ser evitadas pela vacinação. Em 2018, dois anos após receber o certificado de erradicação da doença, iniciou-se um surto da infecção no Brasil, provocando casos em diversas regiões do país.
Campo Grande não havia nenhum registro da doença desde o início da série histórica, mas no ano passado cinco casos foram confirmados, o que gera preocupação para a Sesau. “Foram casos em pessoas que sequer saíram da cidade, isso significa que o vírus já está circulando por aqui”, conclui o secretário.
Devem buscar as unidades de saúde os pais e responsáveis de crianças e adolescentes menores que 15 anos de idade para realizar a atualização da caderneta.
Doses disponíveis na campanha multivacinação
- BGC
- Hepatite B
- Poliomielite (VIP – inativada)
- Poliomielite (VOP – atenuada)
- Rotavírus Humano G1P1
- Pentavalente
- Pneumocócica 10 valente
- Meningocócica C (conjugada)
- Febre Amarela
- Tríplice Viral
- Tetraviral
- Hepatite A
- DTP
- Difiteria e Tétano (dT)
- HPV
- Pneumocócica 23-valente
- Varicela
- Influenza
- dTpa (apenas para gestantes)
Locais e horários de vacinação
Das 7h30 às 11h