Defensor de medicamentos sem eficácia comprovada contra covid volta a causar polêmica

317

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido), voltou a criticar quem é contrário ao uso da ivermectina contra Covid-19. Apesar de o medicamento não ter eficácia comprovada para combater o vírus, o presidente afirmou que funcionários do Palácio do Planalto usam a ivermectina.

Em conversa com a Jovem Pan de Itapetininga na quarta, 21, o entrevistador disse que, quando contraiu a Covid-19, também usou o remédio. Em seguida, Bolsonaro afirmou, enquanto ria: “Cuidado, ivermectina mata bichas, hein? Toma cuidado, hein?”

O Brasil contabiliza mais de 540 mortes por Covid-19, além de 19,5 milhões de infectados pela doença. Bolsonaro, contudo, afirmou em um momento da entrevista que o primeiro ano de pandemia foi enfrentado “relativamente bem”.

“Nós passamos pelo 1º ano da pandemia relativamente bem, levando-se em conta a equipe que estava ao meu lado. A pandemia era uma incógnita, ninguém sabia de nada, era uma surpresa para todos nós. A partir do fim de março, abril, começaram os lockdowns, toques de recolher, medidas restritivas, fecha tudo,” disse o presidente.

Em seguida, o Chefe de Estado voltou a criticar medidas que restringem a circulação de pessoas, e falou que o objetivo delas seria tirá-lo do poder: “Eu com sentimento que parte dessa política para destruir economia era para tirar a gente daqui”.