São Paulo e Rio de Janeiro registram casos positivo para a variante Delta do coronavírus

631
Imagem internet

Um homem de 45 anos testou positivo para a variante Delta, na cidade de São Paulo, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgadas nesta segunda-feira (5). Este é o primeiro caso registrado no município. 

De acordo com a prefeitura, o homem está isolado e sendo monitorado por equipes de saúde. Três membros da família, mulher, enteado e filho, também são acompanhados pelas equipes da UBS mais próxima de onde vivem. 

Já no Rio de Janeiro, dois novos casos da variante Delta (B.1.617) foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde nas cidades de Seropédica e São João de Meriti, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O resultado do sequenciamento genético foi divulgado na segunda-feira (5). As amostras foram coletadas nos dias 16 e 17 de junho, em um homem de 30 anos e uma mulher de 22 anos.   

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, os municípios já foram comunicados e realizam uma investigação epidemiológica para identificar se são casos importados ou autóctones, ou seja, adquiridos dentro do Rio de Janeiro.   

As autoridades da área da saúde ressaltam que, independentemente da cepa do vírus ou linhagem, as medidas de prevenção e métodos de diagnóstico e tratamento da Covid-19 seguem os mesmos, como uso de máscaras e álcool em gel, lavagem das mãos e distanciamento social.  

A Secretaria Estadual de Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para evitar casos graves da doença. Além disso, faz um apelo para que a população retorne para receber a segunda dose do imunizante. Estudos mostram que todas as vacinas disponíveis no Brasil são eficazes contra as variantes identificadas até o momento.