Foram criados 411 novos leitos de UTI no Estado durante a pandemia de Covid

295
Imagem internet

Mato Grosso do Sul avançou quanto ao serviço de alta complexidade após o início da pandemia. Em 2019, o Estado possuía 200 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Adulto no Sistema Único de Saúde (SUS) em seis municípios do Estado. Com a chegada da pandemia, a cobertura foi ampliada para mais nove cidades e foram criados 411 novos leitos SUS exclusivos para o enfrentamento à Covid-19 até este primeiro semestre de 2021. Assim, o serviço especializado está presente em 15 municípios sul-mato-grossenses, totalizando 621 leitos de UTI entre Covid e não Covid SUS, representando 310,5% de aumento, entre 2019 a 2021.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, a instalação dos novos leitos acontece como parte da estratégia do Governo do Estado de suprir a demanda por UTI’s com o aumento do número de casos de Covid-19. “Desde o início, reforçamos o trabalho conjunto com todos os municípios para que houvesse recuo da doença e que não faltasse leitos, insumos e medicamentos para os sul-mato-grossenses”.

A linha do tempo – referente as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) – mostra que em 2019 haviam 200 leitos de UTI’s adulto e após um ano de pandemia houve ampliação de 411 leitos de UTI exclusivos Covid. O mapa mostra o total de 621 leitos de UTI’s adulto Covid e não Covid SUS. Os dados foram atualizados até esta quarta-feira, 30 de junho, considerando que o quadro epidemiológico da Covid-19 no Estado é dinâmico.

Mapa de evolução de leitos de UTI Adulto SUS, atualizado até 30/06/21

Assim, antes da pandemia, apenas seis municípios possuíam leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral: Aquidauana 10 leitos, Corumbá sete, Dourados 46, Ponta Porã 10, Três Lagoas 10 e em Campo Grande existiam 117 leitos disponíveis para o serviço de alta complexidade em 2019.

Na pandemia estes municípios tiveram a oferta de leitos ampliados para UTI’s Covid SUS: Três Lagoas ampliou 25 leitos de UTI Covid e passou a contar com 35 leitos de UTI’s; Dourados ampliou 55 leitos de UTI Covid e passou a dispor de 101 leitos de UTIs. Corumbá ampliou 20 leitos de UTI Covid e conta com 27 leitos. Ponta Porã aumentou 30 leitos de UTI Covid e soma agora 40 leitos de UTIs. Campo Grande teve aumento expressivo com 204 leitos de UTI’s de UTI Covid e passou a contar com 321 leitos entre UTI’s Covid e não Covid. Aquidauana manteve o mesmo número, dispondo de 10 leitos.

E, mais nove municípios também passaram a contar com o serviço de leitos de UTI’s exclusivo para atendimento Covid-19 SUS: Aparecida do Taboado 10 leitos, Bataguassu cinco leitos, Costa Rica 10 leitos, Coxim oito leitos, Jardim seis leitos, Naviraí 15 leitos, Nova Andradina 18 leitos, Paranaíba 10 leitos e Sidrolândia cinco leitos. 

O Estado também realizou a ampliação de leitos clínicos SUS saindo de 1.250 em 2019 para 1.610 em 2021.

Outras ações

A Secretaria de Estado de Saúde distribuiu aos municípios de Mato Grosso do Sul 1,6 milhão de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para auxiliar no combate a pandemia de Coronavírus. Foram entregues aos municípios máscaras, toucas, luvas, álcool em gel, sapatilhas, óculos e protetores faciais. A distribuição foi feita baseada na densidade populacional de cada município.

Desde o início da pandemia, a Secretaria de Estado de Saúde distribuiu 1.763.839 unidades de medicamentos do kit intubação composto por relaxantes musculares, sedativos, adjuvantes, suporte hemodinâmico e analgésicos.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) junto com os municípios têm auxiliado no custeio de leitos que ainda não foram habilitados pelo Ministério da Saúde.