Brasil deve receber 4,5 milhões de doses da vacina Janssen essa semana

263
Imagem internet

A quantidade de doses da vacina da Janssen a serem recebidas pelo Brasil nesta semana deve chegar a 4,5 milhões. Além da antecipação de 1,5 milhão de doses — que chegarão nesta terça-feira (22), no Aeroporto de Guarulhos (SP), vindas diretamente da empresa –, o Ministério da Saúde está finalizando tratativas para receber uma doação de 3 milhões de doses dos Estados Unidos para os próximos dias.

Nem a pasta, nem a empresa explicaram o porquê das trocas nas demandas. Até a semana passada, a antecipação da empresa seria de 3 milhões de doses e a doação americana seria de 1,5 milhão. 

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a agência brasileira e americana, a FDA (Food And Drug Administration), estiveram em contato nos últimos dias para ter a certeza de que o lote enviado ao Brasil não seria parte das 60 milhões de doses que precisaram ser descartadas por conta de uma suposta contaminação.

As duas agências, depois de uma série de conversas, conseguiram garantir a segurança, a eficácia e a qualidade das doses que serão entregues.

Negociando antecipação

Quando o acordo de compra foi fechado pelo Ministério da Saúde com a Janssen, a empresa disse que não conseguiria mais enviar as 38 milhões de doses ainda no primeiro semestre, mas, sim, entre outubro e dezembro de 2021. 

Sendo assim, a pasta vem tentando há semanas negociar a antecipação de parte desse quantitativo. A primeira tentativa foi de 10 milhões. A segunda foi de 3 milhões. Agora, o número caiu para 1,5 milhão.

Viagem a São Paulo

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o seu secretário-executivo, Rodrigo Cruz, viajaram nessa segunda-feira (21), para São Paulo, para receber as doses da Janssen no Aeroporto de Guarulhos. 

O imunizante chegou hoje, às 6h50. Ele é o único no mundo contra a Covid-19 que garante a imunização com apenas uma dose, sem a necessidade de reforço.