A Rede Hemosul MS inicia neste 1º de junho as comemorações do Junho Vermelho, mês de incentivo à doação de sangue. A campanha estimula a população para que venha realizar sua doação em um dos momentos mais críticos, com quedas significativas por conta da pandemia e também nos meses mais frios, como junho, julho e agosto. Em outro momento, fora de pandemia, esse também é um período de férias escolares, em que mais famílias viajam, o que contribui para a redução das bolsas de sangue.
“Nós iniciamos o mês com programação cheia de esperança que os doadores compareçam nessa época tão difícil de pandemia e agora intensificada com as temperaturas em queda, que sempre afastam as doações. Esperamos que as pessoas possam vir doar, aqueles que não podem doar por algum motivo, que compartilhem nas redes sociais e convidem os amigos. Vamos juntar nossas forças para fazer o Junho Vermelho de 2021 ser inesquecível” reforça a coordenadora-geral da Rede Hemosul, Marli Vavas.
A campanha Junho Vermelho é uma iniciativa do movimento Eu Dou Sangue, criado em 2011. Um dos motivos da criação desse movimento de conscientização é por conta do dia 14 desse mês, em que é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.
Todas as unidades de coleta do estado estarão abertas para receber os doadores e comemorarmos juntos este mês especial: Hemosul Coordenador, Hemosul Santa Casa, Hemosul Dourados, Hemosul Três Lagoas, Hemosul Ponta Porã, Hemosul Paranaíba e Hemosul Coxim.
14 de Junho – Dia Mundial do Doador de Sangue
Um suprimento adequado de sangue só pode ser garantido através de doações regulares e voluntárias. Por isso, a Assembleia Mundial da Saúde, em 2005, designou um dia especial para agradecer aos doadores e incentivar mais pessoas a doar sangue livremente. A data de 14 de junho foi instituída em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos.
O sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. O sangue também é vital para o tratamento de feridos durante emergências de todos os tipos (desastres naturais, acidentes, conflitos armados etc.) e tem um papel essencial nos cuidados maternos e neonatais. Em alguns casos mais graves da Covid-19, também estão sendo feitas transfusões de sangue para recuperar os pacientes.
Além de agradecer aos doadores, é um dia de conscientizar sobre a necessidade global de sangue seguro e de como todos podem contribuir. Por meio da campanha, mais e mais pessoas em todo o mundo são convidadas a se tornarem pessoas que salvam, oferecendo-se voluntariamente para doar sangue de modo regular.
No dia 14 também acontecerá o 3º ARRAIÁ DO HEMOSUL, com decoração, guloseimas e mimos especiais para nosso doador.
… [Trackback]
[…] Here you can find 14502 more Info on that Topic: msnamidia.com.br/2021/06/07/doacao/hemosul-junho-vermelho-e-o-mes-de-conscientizacao-para-doacao-de-sangue/ […]