Até sexta-feira saem medidas regulamentadas em decretos para conter a pandemia de covid-19 em Campo Grande

374

Foi antecipado pelo prefeito Marquinhos Trad 5 feriados para a próxima semana como medidas para tentar aumentar o isolamento social e conter o avanço de casos de Covid-19 na capital.

Do dia 22 ao dia 26 de março será feriado. Além disso, foram antecipados os feriados do dia 2 e 21 de abril (Sexta-feira Santa e Tiradentes) 3 junho (Corpus Christi), 26 de agosto (Aniversário de Campo Grande) e 7 de setembro (Independência do Brasil). Além disso, todos os pontos facultativos estão suspensos até 31 de dezembro. Serão ao todo sete dias (7) dias em que apenas as atividades essenciais estarão em funcionamento. Durante período de restrições, só serviços essenciais funcionarão. Decretos da prefeitura e do governo do Estado trarão as regras. A princípio, bares e restaurantes só poderão fazer delivery.

Essa decisão do prefeito se deu após o Governo do Estado colocar Campo Grande na bandeira cinza do risco da covid. Esse é o grau mais elevado do Programa Prosseguir que determina apenas o funcionamento das atividades consideradas essenciais. Essas são duas das medidas definidas nesta tarde em reunião entre autoridades da saúde e empresariado.

Ele ainda destacou não haver necessidade de lockdown, porém, na próxima semana, todo o comércio estará fechado. “Todo o comércio fechado, inclusive escolas, 24 horas. É feriado, fechou”, disse.

A doença que chegou aqui há 1 ano bate recordes de internação, ocupando todos os leitos da cidade. No momento chegam a faltar medicamentos e equipamentos para entubar pacientes.

Outras medidas já estão em prática, como por exemplo: barreiras sanitárias, horários estendidos em funcionamento de ônibus, horário de funcionamento do comércio reduzidos.

Covid-19 em Campo Grande

De acordo com dados atualizados hoje e divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde Pública SESAU, 1.648 morreram até hoje em decorrência da Covid-19. São 489 pessoas internadas em Campo Grande e 80.049 pessoas foram diagnosticadas.

Serviços

Em caso de dúvidas sobre a doença ligue para 2020-2180