Obras no Aquário do Pantanal continuam aqui na capital

444
Imagem divulgação

A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) lançou, nesta segunda-feira (15), a última  licitação do Centro de Pesquisas e Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira – o Aquário do Pantanal. Com isso, o projeto chega ao fim da etapa burocrática de processos licitatórios para a conclusão das obras do Aquário.

Nos últimos dias, várias etapas do projeto avançaram consideravelmente como, por exemplo o serviço impermeabilização, cenografia e, em destaque a instalação do Revestimento de Alumínio Composto (Monocapas), que está em processo de finalização.

Esta última concorrência se refere ao serviço de Automação, ou seja, o controle predial, de acesso e de segurança, além da eficiência energética, com o monitoramento de câmeras, controle de acesso, ar condicionado, e sistemas de proteção, incêndio. “O Aquário é um empreendimento complexo e de muita especificidade. O compromisso do Governo do Estado é que os trabalhos evoluam dentro do cronograma. Hoje, encerramos a segunda etapa, a parte burocrática, de grande relevância e que demandou cuidados minuciosos”, ressalta o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel. A primeira fase do projeto foram os levantamentos técnicos da situação do Aquário e assim subsidiar os próximos passos.

O Aquário do Pantanal, através do Projeto Quarentena, antes mesmo de ser concluído, já cumpre o objetivo de estreitar relações com importantes instituições de pesquisa, tanto nacionais, como internacionais.

Sobre a obra

São 12 frentes de trabalho existentes no Aquário. Esta etapa de Automação será feita por licitação, do tipo Menor Preço, e a abertura do processo será no dia 19 de abril deste ano, às 08h, às empresas interessadas. Confira o edital no site da Seinfra/Agesul.

No prédio estão sendo executados os serviços de Impermeabilização e Cenografia dos Tanques, PCMAT (Programa de Condições e Meio de Trabalho), Climatização e Estrutura Metálica (Passarela).

O Aquário do Pantanal apresenta o seguinte panorama:

Seis frentes em execução – Impermeabilização e Cenografia dos Tanques, PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho), Climatização, Estrutura Metálica (Passarela) e Revestimento de Alumínio Composto – ACM (Forro e Monocapa), essa última já quase finalizada.

Duas frentes concluídas – Substituição dos Vidros e Cobertura Metálica.

Uma em processo de contratação – Civil

Três com licitações em andamento –  Sistema de Suporte à Vida (SSV), Elétrica e Automação.

Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul