Anvisa concede registro definitivo a vacina contra Covid-19 feita pela Fiocruz

343
Imagem internet - A eficácia da dose.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu nesta sexta-feira, 12 de março, o registro para a vacina contra a Covid-19 da farmacêutica AstraZeneca desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford. O imunizante, que é produzido no Brasil pela Fiocruz, foi a principal aposta do governo brasileiro para a imunização da população.

A vacina da AstraZeneca já tinha autorização para uso emergencial no Brasil, assim como a CoronaVac, da chinesa Sinovac Biotech, produzida pelo Instituto Butantan, que ainda aguarda a aprovação definitiva. O primeiro registro do tipo foi dado pela Anvisa para o imunizante da Pfizer, em 23 de fevereiro, mas ainda não há acordo da farmacêutica com o governo federal ou distribuição no Brasil.

O pedido de registro definitivo da vacina da AstraZeneca foi feito em 29 de janeiro pela Fiocruz à Anvisa. O prazo estabelecido para que a agência decidisse sobre o tema era de 60 dias. O registro definitivo, que é o padrão da agência, permite a aplicação em toda a população e a comercialização do imunizante.