Saiba como a sua pisada pode causar dores no joelho e articulações

606
Imagem divulgação

Cada pessoa pisa de um jeito, de acordo com a forma anatômica do pé, contudo uma pisada errada pode causar lesões no joelho e em diversas articulações.

De acordo com a região e a forma como cada pessoa descarrega seu peso corporal vai criando-se compensações e uma pisada irregular. Daí a importância de saber identificar seu tipo de pisada e procurar corrigir essas compensações.” explica Graziele Schmidt. 

Graziele Schmidt

Os problemas mais comuns causados por pisadas irregulares são: desvio na patela (joelho), esporão no calcanhar, dor e lesões constantes no tornozelo e canela, fascite plantar, problemas lombares e no quadril, musculatura dos pés fraca e dolorida. Isso tudo pode provocar dor e inflamação. 

Basicamente podemos classificar os tipos de pisadas de três formas: neutra, supinada e pronada.

A pisada mais correta é a neutra, o pé toca o chão apoiando o lado externo do calcanhar e se move levemente para a região interna, há uma distribuição mais equilibrada do peso do corpo.

Tem quem apresenta a pisada pronada , que são aqueles que tem o famoso “pé chato”, ou seja a planta do pé apresenta curvatura pequena ou inexistente. O pé apoia-se no seu lado interno (pisada pra dentro) e mantém o movimento neste lado, utiliza o dedão para ganhar impulso.

O contrário do pé chato é o pé cavo, onde a curvatura da planta do pé é muito acentuada, o pé toca o chão do lado externo do calcanhar e continua o movimento do lado externo, utilizando o dedinho para impulso, a pessoa descarrega o peso do corpo na parte de fora do pé, na borda externa. Esta é a chamada pisada supinada.

E como identificar o seu tipo de pisada? “O ideal é que a avaliação seja feita por um ortopedista ou um fisioterapeuta, mas um jeito bem fácil de tentar identificar o problema é analisar aquele tênis que você mais usa e ver qual o lado está mais gasto, se você tiver a pisada pronada ou supinda com certeza esse desvio aparecerá no solado” ensina Graziele.  

A especialista salienta que problema identificado, é hora de ajudar seu corpo a superar esses desequilíbrios. Comece pela escolha de um calçado adequado para seu tipo de pisada. “Sim, existe no mercado calçados desenvolvidos especificamente para proporcionar maior conforto, segurança e  saúde para cada tipo de pisada. Eles conseguem absorver melhor o impacto naquela região que o corpo costuma compensar e oferecem maior estabilidade também.”

Através da prescrição de exercícios com foco no fortalecimento da musculatura da planta dos pés a fisioterapia é um recurso muito benéfico para ajudar nesse processo de  equilibrar o peso do seu corpo de forma adequada evitando compensações na sua pisada e que levam às lesões.

Pra quem ficou curioso e quer saber mais sobre seu tipo de pisada e os benefícios que a fisioterapia pode trazer para sua qualidade de vida, pode entrar em contato pelo Whatsapp (67) 99262-5565 e instagram @fisiograzieleschmidt