A virada do mês será de muito calor e tempo seco para a região centro-oeste do Brasil. Essa condição está associada a uma massa de ar seco atuando nos médios e altos níveis da atmosfera, conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima.
Sendo assim, o sol forte, as temperaturas elevadas, e a queda nos índices de umidade relativa do ar devem se manter ao longo do fim de semana em todas as áreas de Mato Grosso do Sul.
Para esta sexta-feira (27) e também no próximo domingo, o Climatempo estima pancadas de chuva à tarde à noite, em quase todas as regiões do Estado, mas que não serão suficientes para refrescar o ar por muitas horas. Há chance pancadas de chuva para Campo Grande, mas o calor será intenso em todos os dias.
A previsão para hoje é de céu claro a parcialmente nublado e sem expectativa de chuva. A umidade relativa do ar possui variação estimada entre 85% a 35%. O vento fraco pode aumentar a sensação de calor.
As temperaturas nesta sexta poderão variar entre de 22°C a 41°C, já na Capital a mínima deve ficar em 25°C e a máxima em 33°C.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que o índice adequado de umidade do ar deve ficar entre 50% e 80%. Quando está abaixo de 30%, os riscos à saúde aumentam e causam desconforto físico e podem provocar doenças.
Considerando que ao longo desta semana Mato Grosso do Sul tem registrado índices de umidade muito baixos, a população deve manter uma rotina de cuidados.
No nosso organismo, o tempo seco contribui para o ressecamento das mucosas das vias aéreas, o que acaba facilitando o surgimento de alergias, bronquite, asma, gripes e resfriados. A desidratação que pode levar à irritação nos olhos e garganta, além de ressecamento da pele e dermatites também é causada pela baixa umidade.
Beba muita água, umidifique ambientes, evite exposição ou até mesmo atividades físicas nas horas mais quentes do dia, hidrate os lábios e a pele, evite aglomerações, e redobre os cuidados com idosos e crianças.
… [Trackback]
[…] Information on that Topic: msnamidia.com.br/2020/11/27/destaques/como-fica-o-tempo-no-fim-de-semana/ […]