Kinesio taping: entenda como as fitas coloridas auxiliam no tratamento de lesões

803


Por Leonardo Paraná

Fisioterapeuta Graziele Schmidt explica como funciona e para que serve a bandagem elástica utilizada por atletas de diversas modalidades

Você já viu algumas pessoas usando fitas coloridas, pregadas ao corpo, por aí? Nós temos visto cada vez com mais frequência, principalmente em esportistas amadores e profissionais, e isso não é modismo. Trata-se de uma técnica japonesa chamada bandagem elástica, ou Kinesio taping, criada em 1970 pelo quiropraxista Kenzo Kaze, visando acelerar a recuperação de uma lesão, aliviar dores ou estabilizar as articulações e preservar os músculos, tendões ou ligamentos.

Quem corre, pedala ou pega peso na academia convive com dores e lesões que atrapalham o rendimento e muitas vezes levam ao afastamento da atividade. O uso de técnicas integrativas tem sido grande aliada dos atletas tanto para a prevenção como para recuperação de lesões em menor tempo. O kinesio taping é uma destas técnicas utilizadas pela fisioterapeuta integrativa Graziele Schmidt, especialista em dor.

 O kinesio tape é uma fita adesiva, feito de material elástico, hipoalergênico, não possui remédios em sua composição, é resistente à água ou transpiração, e portanto não é necessário retirá-la para tomar banho, a duração da bandagem varia entre 2 a 4 dias após a aplicação. Este tempo depende de alguns fatores que podem abreviar a vida útil da bandagem, acelerando o descolamento da fita, tais como o tecido da pele, sua oleosidade, a forma como foi feita a aplicação e também a própria rotina do paciente, diz Graziele.  

 O tempo do tratamento com o tape também muda de acordo com a resposta de cada paciente, do grau e tipo de lesão. A bandagem elástica permite o fluxo sanguíneo e não limita o movimento, podendo ser aplicada em qualquer lugar do corpo. Quando aplicada na pele ocasiona estímulos mecânicos e sensoriais, exercendo pressão e força sobre músculos e articulações, gerando apoio a estabilidade.

Essa técnica promove um leve distanciamento entre a pele e o músculo, criando um pequeno espaço entre os tecidos, favorecendo a drenagem de líquidos que possam estar acumulados no local causando piora nos sintomas da lesão muscular. O uso das fitas também aumenta a circulação sanguínea local melhorando o desempenho muscular e diminuição da fadiga.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Graziele-Schimdt-2-2.jpg
Graziele Schimdt

“A bandagem serve para várias funções. Dependendo da queixa do paciente e do objetivo do fisioterapeuta será determinado a forma de colocação da fita, que pode ser em forma de I, Y, X e leque. A fita também eleva a temperatura corporal no local aumentando o fluxo sanguíneo para a região afetada e desta forma acelera a recuperação da área lesionada” explicou Graziele.

Por ser extremamente maleável e não limitar os movimentos, pode ser usada pelos atletas antes, durante ou depois do treino, provas e competições. Antes, a bandagem pode ser útil para não piorar uma dor já existente ou ainda de forma preventiva com o objetivo de estabilizar e preservar as articulações e músculos, evitando-se lesões. Durante os treinos e competições, atuaria como facilitadora do movimento prejudicado pela lesão e, no pós, para atenuar a dor, edemas, hematomas e auxiliar no tratamento de lesões.

“Qualquer pessoa pode usufruir dos benefícios da bandagem funcional, mas para que se alcance os melhores resultados elas devem ser colocadas por profissional da área devidamente habilitado, para que desta maneira seja direcionada não só a posição em que a fita tem de ficar, como qual a função da fita para aquela determinada patologia.” Observa a especialista Graziele.

Kinesio taping é um apoio à reabilitação, regeneração e aceleração do processo cicatrizante sem limitar o movimento, fazendo o funcionamento natural das estruturas. De maneira geral, o kinesio taping é usado de forma associada a outros tipos de tratamento, como cinesioterapia, liberação miofascial, alongamento e fortalecimento muscular.

A especialista observa que além de todos os benefícios listados o tape também exerce um efeito psicológico, pois traz segurança, estabilidade e conforto ao movimento, ajudando a acelerar o retorno as atividades, permitindo que o paciente tenha melhor estabilidade e equilíbrio emocional para retomar a normalidade e às atividades físicas após uma lesão ou disfunção.

Graziele ressalta que apesar de ser uma técnica integrativa, não invasiva e sem uso de medicamentos é muito importante sempre ter o acompanhamento de um profissional habilitado porque existem algumas contra-indicações que devem ser observadas. Pra quem ficou curioso e quer saber se o kinesio taping pode te ajudar, ou se já conhece os benefícios da técnica e quer agendar um atendimento, pode entrar em contato pelo Whatsapp (67) 99262-5565 e instagram @fisiograzieleschmidt

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.