Oficina lança podcast com textos teatrais em áudio e atualiza canal no YouTube com montagens clássicas

476

 Fechado desde março, o Teatro Oficina Uzyna Uzona nunca havia ficado tanto tempo longe do público desde a inauguração de sua sede atual, no bairro paulistano do Bixiga, em 1993. A trupe de José Celso Martinez Corrêa vinha remediando a abstinência do palco com Zoom e Whatsapp, em ensaios e diâmicas à distância. Até que surgiu a ideia de fazer um podcast com versões em áudio de textos teatrais. O primeiro deles, “Pra dar um fim no juízo de Deus”, de Antonin Artaud (1896-1948), será lançado nesta quinta (11), inicialmente para quem contribuiu com o grupo em campanhas de arrecadação de ingresso solidário. No dia 19, a primeira encenação sonora chega ao podcast Rádio Uzona, no Spotify.

Impasse:Grupo Silvio Santos obtém parecer favorável a contruções no entorno do Teatro Oficina

Enquanto isso, o grupo segue incluindo registros de suas apresentações em seu canal no YouTube (youtube.com/uzonauzyna), que desde o início da quarentena já recebeu vídeos de alguns de seus textos de maior sucesso, como “Bacantes”, “Ham-let”, “Taniko”, “Boca de Ouro”, “O rei da vela”, “Os sertões” e “Cacilda”.

— Já tínhamos o Teatro Oficina e a TV Uzyna, como chamamos nosso canal no YouTube. Agora vamos lançar a nossa rádio!— celebra o ator e diretor Marcelo Drummond, citando a criação do podcast. — Fizemos uma leitura do Artaud por Zoom e começamos a pensar que daria um bom programa de rádio. É a forma que encontramos de matar nossa saudade de estarmos juntos no palco.

Para interpretar o texto, os atores gravam suas falas de casa, que depois são editadas pelo diretor musical Felipe Botelho. A partir do resultado da primeira experiência no novo formato, o grupo espera encontrar a periodicidade ideal para o lançamento de novos textos em podcast.

— Pode ser que a gente adapte “O bailado do deus morto”, texto do Flávio de Carvalho que montamos antes da pandemia. É um formato novo e, ao mesmo tempo, tem uma referência histórica, faz lembrar as radionovelas que eram o grande sucesso da Rádio Nacional — observa Drummond. — É um processo em que abrimos mão do visual mas recriamos este ambiente na imaginação do ouvinte. Como usamos sons de cada espaço com as falas, o público imagina onde cada cena está se passando.PUBLICIDADE

O diretor acredita que o podcast possa ampliar o público do Oficina, assim como acontece com os vídeos disponíveis no YouTube.

— São meios que encontramos para jogar nossa arte no mundo. Houve um momento em que as peças no YouTube eram mais assistidas fora do Brasil que pelo público local — conta Drummond. — Também é uma forma de reencontrarmos nosso público, as pessoas que vêm lotando o Oficina nos últimos anos. Nos 30 anos em que estou no grupo, diferentes gerações viram nossos espetáculos. Vira um programa de pais e filhos, tipo um show dos Rolling Stones.

Para Drummond, mesmo após o fim da pandemia, quando o público puder voltar a assistinar as encenações no teatro, as experiências do período da quarentena terão reflexo na dinâmica da companhia:

— Tudo soma alguma coisa para o nosso trabalho. Vejo vários grupos que estão se apresentando pela internet, explorando este ambiente como ainda não tínhamos feito. Com o podcast é amesma coisa, ali é uma outra forma de arte, que estamos descobrindo como fazer na prática.

O Globo

5 COMENTÁRIOS

  1. … [Trackback]

    […] Info on that Topic: msnamidia.com.br/2020/06/12/cultura/oficina-lanca-podcast-com-textos-teatrais-em-audio-e-atualiza-canal-no-youtube-com-montagens-classicas/ […]

  2. … [Trackback]

    […] Find More on on that Topic: msnamidia.com.br/2020/06/12/cultura/oficina-lanca-podcast-com-textos-teatrais-em-audio-e-atualiza-canal-no-youtube-com-montagens-classicas/ […]

  3. … [Trackback]

    […] Read More on that Topic: msnamidia.com.br/2020/06/12/cultura/oficina-lanca-podcast-com-textos-teatrais-em-audio-e-atualiza-canal-no-youtube-com-montagens-classicas/ […]

Comments are closed.