O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na segunda-feira à noite que o Ministério da Saúde volte a divulgar diariamente todos os dados epidemiológicos relativos à pandemia de Covid-19 no país, inclusive no endereço eletrônico da pasta, com os números acumulados de ocorrências da doença respiratória causada pelo novo coronavírus.
Moraes atendeu parcialmente a um pedido de liminar da Rede, do PCdoB e do PSOL que buscava que o governo do presidente Jair Bolsonaro divulgue diariamente, até as 19h30, dados detalhados sobre a pandemia de Covid-19, informaram os partidos neste domingo.
O ministro do STF deu 48 horas para o governo cumprir a decisão e retornar a divulgação dos dados da forma como fazia desde o início da pandemia no país até o último dia 4 de junho.
A decisão do Supremo ocorreu pouco depois de o ministério —em meio a críticas de falta de transparência feitas por autoridades do Congresso, do Judiciário e de especialistas— ter recuado de decisão anteriormente anunciada de divulgar somente às 22h os dados de novos infectados e mortos por Covid-19 no país e anunciar que a apresentação das informações consolidadas será mais cedo, por volta das 18h.
Temporariamente, o governo mudou a forma de divulgação de dados a partir de sexta-feira, passando a informar somente os números de casos, mortos e recuperados novos nas últimas 24 horas, sem dar publicidade aos números totais acumulados da doença.
… [Trackback]
[…] Read More here on that Topic: msnamidia.com.br/2020/06/09/justica/stf-ordena-que-ministerio-da-saude-divulgue-dados-integrais-sobre-covid-19/ […]
… [Trackback]
[…] Info on that Topic: msnamidia.com.br/2020/06/09/justica/stf-ordena-que-ministerio-da-saude-divulgue-dados-integrais-sobre-covid-19/ […]