O Museu da Imagem e do Som, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza em parceria com o Estúdio Tranze a 1ª Mostra de Cinema Sul-Coreano. As exibições serão realizadas de 16 a 18 de março, sempre às 19 horas, com entrada franca.
A curadoria da mostra é da coordenadora do MIS-MS, Marinete Pinheiro, e de João Costa. “Diante da vitória histórica do filme ‘Parasita’ no Oscar, o MIS foi provocado a trazer filmes do país vencedor. Assim esta Mostra visa trazer bons filmes sul-coreanos, oportunizando o acesso do público a esta cinematografia pouco conhecida”, dizem os curadores.
Aclamado pela crítica nacional e internacional, o cinema sul-coreano é considerado um dos que mais têm dado bons frutos nos últimos tempos, resultado de uma Coreia ativa, em ascensão cultural e econômica. O cinema sul-coreano é diversificado, abrangendo diversos gêneros, desde comédias românticas, passando por superproduções, filmes de arte, dramas, suspense, guerra e gângster. A Coreia do Sul é um dos únicos países do mundo em que o cinema nacional é mais visto que o cinema norte-americano.
Confira abaixo a programação:
Dia 16 – segunda-feira: “Primavera, Verão, Outono, Inverno e Primavera” (Direção: Ki-duk Kin (II), 2003, 103min, 16 anos)
Sinopse: Ninguém é indiferente ao poder das quatro estações e de seu ciclo anual de nascimento, crescimento e declínio. Nem mesmo os dois monges que compartilham a solidão, em um lago rodeado por montanhas. Assim como as estações, cada aspecto de suas vidas é introduzido com uma intensidade que conduz ambos a uma grande espiritualidade e à tragédia. Eles também estão impossibilitados de escapar da roda da vida, dos desejos, sofrimentos e paixões que cercam cada um de nós. Sobre os olhos atentos do velho monge vemos a experiência da perda da inocência do jovem monge, o despertar para o amor quando uma mulher entra em sua vida, o poder letal do ciúme e da obsessão, o preço do perdão, o esclarecimento das experiências. Assim como as estações vão continuar mudando até o final dos tempos, na indecisão entre o agora e o eterno, a solidão será sempre uma casa para o espírito.
Dia 17 – terça-feira: “Expresso do Amanhã” (Direção: Bong Joon-ho, 2013, 126min, 16 anos)
Sinopse: Quando um experimento para impedir o aquecimento global falhe, uma nova era do gelo toma conta do planeta Terra. Os únicos sobreviventes estão a bordo de uma imensa máquina chamada Snowpiercer. Lá, os mais pobres vivem em condições terríveis, enquanto a classe rica é repleta de pessoas que se comportam como reis. Até o dia em que um dos miseráveis resolve mudar o status quo, descobrindo todos os segredos deste intrincado maquinário.
Dia 18 – quarta-feira: “Mr. Vingança” (Direção: Park Chan-Wook (I), 2002, 129min, 14 anos)
Sinopse: Ryu, jovem surdo-mudo, cuida da irmã, que precisa de um transplante de rim. Após ser demitido e enganado em uma negociação em que perde o próprio rim, Ryu, decide sequestrar a filha do ex-patrão, que desencadeará uma espiral de sangue, violência e vingança.
Serviço: O MIS fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na avenida Fernando Correa da Costa, 559 Centro, no terceiro andar. Telefone: (67) 3316-9178.
… [Trackback]
[…] Information to that Topic: msnamidia.com.br/2020/03/12/cinema/mostra-de-cinema-sul-coreano-no-mis-traz-ao-publico-filmes-do-pais-vencedor-do-oscar-deste-ano/ […]
… [Trackback]
[…] There you will find 2755 more Information to that Topic: msnamidia.com.br/2020/03/12/cinema/mostra-de-cinema-sul-coreano-no-mis-traz-ao-publico-filmes-do-pais-vencedor-do-oscar-deste-ano/ […]
… [Trackback]
[…] Find More on to that Topic: msnamidia.com.br/2020/03/12/cinema/mostra-de-cinema-sul-coreano-no-mis-traz-ao-publico-filmes-do-pais-vencedor-do-oscar-deste-ano/ […]