Um dos mais atuantes grupos de artes cênicas do Mato Grosso do Sul, o Circo do Mato, completa 15 anos de estrada, desenvolvendo um trabalho inovador de pesquisa, formação de atores, intercâmbio cultural e produção de espetáculos de teatro e circo, arte aplaudida e reconhecida pelo público brasileiro e de seis outros países da América do Sul.
Para manter viva a chama da sua dramaturgia única e acesso ao palco, o Circo do Mato mantém uma sede equipada com Teatro de Bolso para espetáculos, ensaios, treinos circenses, pesquisa, workshops, oficinas, exposições e produção de projetos, onde também tem recebido outros grupos e artistas, de diferentes estados brasileiros e países.
Em 2010 passa a ser Ponto de Cultura. Desde 2009 promove a Pantalhaços – Mostra de Palhaços do Pantanal em parceria com o grupo Flor e Espinho Teatro, Mostra esta que reúne artistas da capital, do Estado, do país e também artistas internacionais, com o intuito de fortalecimento da arte do palhaço.
Mas o que é internacional é também – e essencialmente – local, genuinamente sul-mato-grossense. Por isso, a produção de seus projetos que circula nas grandes cidades também chega nos pequenos povoados, distritos e ao interior, dando realismo à filosofia de contemplar públicos com quase nenhum acesso a espetáculos cênicos.
Nesta direção, já percorreu mais de 80% do Estado, passando pelas regiões Centro, Sul fronteira, Pantanal, Norte e Bolsão.
Além de levar suas apresentações em diversas partes do Brasil, também participou de festivais no Peru, Bolívia, Paraguai, Equador, Argentina e Colômbia.
Nestes 15 anos de trabalhos ininterruptos o grupo já foi contemplado em vários editais municipais, estaduais e federais, instituições como SESC e Caixa Econômica Federal, e ainda com uma vasta carta de clientes da iniciativa privada.
Com essas e outras ações culturais, o Circo do Mato leva arte, cultura e também entretenimento, além de oportunizar a formação artística, a formação de plateia, o senso crítico e outros valores caros à nossa sociedade. Um grupo que carrega um grande potencial para prosseguir rompendo as fronteiras do Estado e do País, intercambiando outras culturas e experimentos.
Celebrando 15 anos de estrada com novas temporadas e reedição do repertório
Com vistas as comemorações dos 15 anos de sua fundação, o grupo promoverá eventos de setembro (mês de aniversário) a dezembro deste ano, para viabilizar essa realização contou com a importante parceria da Fundação de Cultura e Governo de MS, Agilitá Propaganda, CASSEMS, Preto Designer, VacaAzul.
A ideia é oferecer temporadas de espetáculos ao longo de 4 meses com o repertório do grupo (4 espetáculos diferentes – para público adulto, infantil/juvenil e misto) e ainda abrirá espaço para apresentações de mais 4 grupos convidados, totalizando 20 apresentações ao longo deste período.
Neste tempo, haverá ainda exposição fotográfica permanente na sede, oficinas de circo e de teatro, o espaço estará aberto ao público para visitação ao longo deste período com agendamento prévio.
Programa:
Setembro
7 e 8 – O Grandioso Mini Cirquim –19h – Circo do Mato
13,14 e 15 – Bebê a Bordo –19h – Flor e Espinho Teatro
Outubro
12 e 13 – Ensaio sobre a Lua – 20h – Núcleo Jair Damasceno
19 e 20 – Os Corcundas – 20h – Circo do Mato
Novembro
1,2 e 3 – Poesias do Ar Cênico – 20h – Circo do Mato e Grupo Ubu
9 e 10 – Uma Moça da Cidade – 20h – Grupo UBU
Dezembro
6,7 e 8 – Cordel do Amor Sem Fim – 20h – Arrebol Cultural UEMS
13,14 e 15 – João e o Pé de Feijão na Terra do Nunca – 19h – Circo do Mato