Criada na década de 90 em solo europeu, a modalidade esportiva percorre lugares remotos que levam ao “Fim do Mundo”
Desafio, determinação e superação. Esses foram os combustíveis que levaram a campo-grandense Josy Miranda Madruga para participar da competição Mountain Do, em Ushuaia, cidade turística da Argentina, também conhecida como a Terra do Fogo, no último domingo (25.08).
A atleta trouxe muito mais do medalhas e posições no ranking da prova, a grande vitória que Josy conquistou foi a superação como esportista, mas, muito mais: um triunfo pessoal.
“O Mountain Do é um desafio de total superação, porque além dos percursos radicais que temos que cumprir, quando chegamos por exemplo no cume de uma montanha com temperatura de 20 graus negativos, como eu cheguei, você enxerga o tanto que somos capazes, como nosso corpo responde por meio da nossa determinação, isso é mais do que uma vitória, isso nos transforma pessoalmente”, contou.
A diretora executiva de empresa W Empreendimentos decidiu entrar na ‘batalha” do Mountain Do porque preferiu iniciar com desafio maior. Adepta da musculação, ela conta que quando resolveu entrar para a prática da corrida, não quis fazer o convencional, mesmo correndo apenas 500 metros. “Eu já focalizei o mais desafiador, mais radical, o topo na escala dos eventos esportistas radicais”.
Mãe de duas adolescentes, Victoria (19) e Nicolle (17) e casada há quase 20 anos com Fernando Schutz, Josy também encontrou no amor da família o gás para percorrer os 20 km da prova. Além deste esteio emocional, ela teve uma outra motivação durante a competição. “Tive comigo uma luz celestial que sempre me apoiou e acreditou em mim, e em todo o momento estava em meus pensamentos ajudando a vencer minhas dificuldades”, se emocionou a atleta.
Sair do zero para a competição de extrema força física é um padrão de Josy. Ela conta que quando escuta palavras como: desafio e dificuldade, encontra inspiração para buscar o resultado. “Eu funciono dessa forma, busco o que me fará renascer, transcender tudo aquilo que já sei que sou capaz”, completou a atleta que ficou na 6ª posição da categoria feminina dos 36 a 45 anos e 21 ª no ranking geral.
Os próximos passos desta guerreira, ou melhor, as próximas arremetidas de Josy estão programadas para acontecerem no Chile, Peru e Marrocos. “É Show, é inesquecível o que eu vivenciei lá em cima ! Desafio , Superação e satisfação!”, concluiu.
Josy contou também com apoio de uma equipe que, segunda ela, seria mais difícil alcançar o resultado obtido sem esta estrutura. Ela teve a RB Assessoria Esportiva Raphael Bittencourt, o personal Diogo Urso e a equipe dos médicos esportistas Antônio Cruz e Patrícia Supimpa, além da nutricionista Silvana Polleto como base do treinamento para a competição. “Foram fundamentais no processo, já que iniciamos tudo em fevereiro deste ano”.
A prova
Ainda pouco conhecido pelos brasileiros, o Mountain Do é um evento de corrida em trilhas e montanhas em locais remotos, por isso conhecida como prova Do… Fim do Mundo. Inspirado na fusão dos percursos populares de rua com as tradicionais corridas europeias da região dos Alpes. Sempre com foco de integração com a natureza; as modalidades são individual e de revezamento, cujas distâncias variam entre 5 e 42 km.
Como todo esporte, apoio é fundamental. A atleta recebeu patrocínio da W. Empreendimentos e já conquistou novas propostas de custeio. “A prova requer muito esforço, tanto físico como financeiro, mas esporte transforma e tem muita gente que reconhece este valor e nos apoia”, completou.
… [Trackback]
[…] Read More to that Topic: msnamidia.com.br/2019/09/02/esportes/mountain-do-e-superacao-e-transformacao-para-atleta-de-campo-grande/ […]
… [Trackback]
[…] Information to that Topic: msnamidia.com.br/2019/09/02/esportes/mountain-do-e-superacao-e-transformacao-para-atleta-de-campo-grande/ […]