O governo do presidente Jair Bolsonaro prepara um pente-fino nas movimentações financeiras dos últimos 15 dias da gestão Michel Temer, especialmente na liberação de recursos por parte dos ministérios, e também nas nomeações e exonerações de pessoal no último mês, disse nesta quinta-feira o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, depois da primeira reunião ministerial do novo governo.
“O alto volume causou estranheza e nós vamos acompanhar”, disse Onyx, ao destacar que Bolsonaro pediu a cada ministro um relatório para saber para onde foram destinados os recursos na reta final do governo Temer.
Segundo Onyx, os ministros foram orientados, durante a reunião ministerial, a fazer uma revisão de todas as liberações financeiras, assim como das exonerações e nomeações.
Na quarta-feira, Bolsonaro elogiou, em sua conta no Twitter, a decisão da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, de suspender 40 milhões de reais em contratos sem licitação assinados no apagar das luzes do governo Temer.
O ministro voltou à decisão do governo de exonerar todos os funcionários em cargos em comissão para verificar se existem ligações com os ex-governos petistas. A Casa Civil demitiu ontem 320 servidores e, durante a reunião, foi recomendado que os demais ministérios façam ações semelhantes.
“Este conceito de que precisamos rever está perpassando todo o governo, até para desaparelhar e permitir que o governo Bolsonaro possa executar suas políticas”, afirmou.
Onyx negou que seja uma “caça às bruxas”, mas ressaltou que é preciso “dar um basta” nas “ideias socialistas e comunistas” que dominaram o governo federal nos últimos 30 anos.
“Justamente para não ter caça às bruxas que exoneramos todos. O primeiro critério para ficar será competência. Depois será indicação, como chegou, quem indicou. Vai perpassar todos ministérios. Não há sentido ter pessoas que defendem outra ideologia e outro sistema político”, defendeu.
PREVIDÊNCIA
Onyx informou ainda que o ministro da Economia, Paulo Guedes, fará uma apresentação sobre a proposta de reforma da Previdência ao presidente Jair Bolsonaro na próxima semana.
Questionado sobre as dificuldades elencadas por Guedes em seu discurso de posse, Onyx afirmou que a única coisa a dizer nesse momento é que o governo fará a reforma.
“Só uma palavra, vamos fazer a reforma da Previdência. Ponto”, respondeu Onyx sobre o teor da reforma.
Já a apresentação das 50 medidas iniciais que serão anunciadas pelo governo —duas por ministério, como foi encomendado aos ministros por Bolsonaro— acabou adiada. Na próxima terça-feira haverá uma segunda reunião ministerial em que o governo deve revisá-las e preparar um cronograma de anúncio.
Outra decisão tomada nesta reunião foi uma revisão dos programas de concessões e também dos imóveis pertencentes à União.
O ministro afirmou já ter informações preliminares de que há 700 mil imóveis de propriedade da União no país e questionou os custos de manutenção deles e até mesmo o fato de algumas repartições públicas federais, ainda assim, alugarem espaços para se instalarem.
Já sobre as concessões, Onyx afirmou que ministros envolvidos no programa de concessões avaliarão quais serão destinadas à iniciativa privada.
Mais cedo, nas redes sociais, Bolsonaro disse que “rapidamente” será possível atrair investimentos iniciais em torno de 7 bilhões de reais, com concessões de ferrovia, 12 aeroportos e quatro terminais portuários.
Ao ressalvar que não tinha visto a declaração de Bolsonaro nas redes sociais, Onyx disse que já existem algumas coisas que estão prontas para serem assinadas.
“Tudo isso vai ser sistematizado e na próxima terça poderemos discutir sobre isso”, disse.
CONGRESSO
Apesar do anunciado apoio do PSL, partido do presidente, à reeleição do atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), Onyx disse que Bolsonaro reafirmou, na reunião, que o governo não vai interferir nas decisões sobre a sucessão às presidências da Câmara ou do Senado.
“Todos os governos que tiveram grau alto de intervenção erraram”, disse ele, ao destacar que Bolsonaro vem “surpreendendo” pelo diálogo e conversa, ao contrário do que diziam os críticos.
… [Trackback]
[…] Find More on on that Topic: msnamidia.com.br/2019/01/03/destaques/bolsonaro-fara-pente-fino-nas-ultimas-movimentacoes-do-governo-temer-diz-onyx/ […]
… [Trackback]
[…] Read More Info here to that Topic: msnamidia.com.br/2019/01/03/destaques/bolsonaro-fara-pente-fino-nas-ultimas-movimentacoes-do-governo-temer-diz-onyx/ […]
I pay a visit everyday some blogs and websites to read articles, except this blog provides feature based articles.
… [Trackback]
[…] Read More on to that Topic: msnamidia.com.br/2019/01/03/destaques/bolsonaro-fara-pente-fino-nas-ultimas-movimentacoes-do-governo-temer-diz-onyx/ […]
… [Trackback]
[…] There you can find 31490 additional Information on that Topic: msnamidia.com.br/2019/01/03/destaques/bolsonaro-fara-pente-fino-nas-ultimas-movimentacoes-do-governo-temer-diz-onyx/ […]
I truly love your blog.. Excellent colors & theme.
Did you build this web site yourself? Please reply back as I’m looking to create my very own website and would love to find out where you got this from or exactly what the theme
is named. Appreciate it!
… [Trackback]
[…] There you will find 1221 more Info to that Topic: msnamidia.com.br/2019/01/03/destaques/bolsonaro-fara-pente-fino-nas-ultimas-movimentacoes-do-governo-temer-diz-onyx/ […]
… [Trackback]
[…] Read More Info here to that Topic: msnamidia.com.br/2019/01/03/destaques/bolsonaro-fara-pente-fino-nas-ultimas-movimentacoes-do-governo-temer-diz-onyx/ […]
… [Trackback]
[…] Here you can find 41770 more Info on that Topic: msnamidia.com.br/2019/01/03/destaques/bolsonaro-fara-pente-fino-nas-ultimas-movimentacoes-do-governo-temer-diz-onyx/ […]