Prefeitura da Capital inicia ano com ampliação de vagas

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A Rede Municipal de Educação (Reme) começará o ano com a posse de diretores e diretores-adjuntos de 21 escolas, que assumirão os novos cargos no dia 2 de janeiro. As eleições diretas eram uma reivindicação antiga da categoria. O processo eleitoral teve início em junho, com a publicação da lei 6.023, do Executivo Municipal, que instituiu a Gestão Democrática, um dos principais compromissos do prefeito Marquinhos Trad.

Outra reivindicação antiga da categoria será a mudança de nomenclatura dos Ceinfs, que passarão a ser denominados Escolas Municipais de Educação Infantil. A mudança visa ressaltar o caráter pedagógico dessas unidades e também é uma exigência para que ocorram as eleições diretas para diretores e diretores-adjuntos.

O próximo ano letivo também será marcado pela inauguração de seis novos Ceinfs, nos bairros: Jardim Inápolis, Zé Pereira, Anache, Popular e Radialista. Em breve serão inaugurados os Ceinfs Nascente do Segredo, que será uma transferência de prédio, e Vespasiano Martins. Com estas inaugurações, a Reme irá ofertar na Educação Infantil, 6,6 mil vagas em 2019.

Uma antiga reivindicação da comunidade de Anhanduí também será atendida nos próximos meses, com a abertura de um Ceinf que irá funcionar no prédio da subprefeitura do distrito. Os estudos para a implantação estão avançados e a equipe da Central de Matrículas já esteve em Anhanduí para fazer o levantamento da demanda e cadastrou 57 crianças.

Conforto garantido também para os alunos do Ceinf Marcos Roberto, que começarão o ano em novas instalações. O novo prédio locado está passando por alterações para melhor atender as necessidades dos 75 alunos do berçário a Pré-Escola e a previsão é de ampliar o número de vagas na unidade.

Segundo a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, o empenho na ampliação de vagas é prioridade na Reme. “Essa é uma preocupação da gestão atual, por isso desde o ano passado estamos trabalhamos para entregar as obras que contam com mais de 50% de execução”, ressaltou.

Ainda neste ano será dada continuidade ao projeto de expansão das ETI’s (Escolas de Tempo Integral), em cumprimento ao Plano Municipal de Educação. Diversas visitas em unidades escolares já foram feitas em 2018 e será formado um grupo para atuar nessa expansão, com a participação da comunidade escolar. A ideia é que até 2020 a Reme tenha entre sete e oito ETI’s a mais.

Quanto a área pedagógica, será implantado o Educajá, programa que é uma das metas do plano de governo do prefeito Marquinhos Trad e que busca melhoria do índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O objetivo do programa é identificar as dificuldades e níveis de alfabetização de alunos do 3º ao 9º ano.

Os trabalhos de identificação já começaram este ano, por meio de um diagnóstico de leitura desses alunos nas 94 escolas da Rede. Após a tabulação dos dados, será implantado um programa de suporte pedagógico e acompanhamento dos alunos.

Balanço

Em 2018 a Prefeitura entregou três unidades escolares. A primeira foi a escola Maria Regina Vasconcelos Galvão, no Bairro Varandas do Campo, que começou a funcionar logo no início do ano letivo. Em agosto, foram inaugurados os Ceinfs Professor Valdomiro Alves Gonçalves, no Jardim Centenário, que abrigou os alunos do Ceinf Aero Rancho II, que estudavam em um prédio pertencente a Secretaria de Assistência Social e Professora Elza Francisca Maciel, no Jardim Centenário. As obras dos Ceinfs estavam interrompidas desde 2012 e devido a reajustamentos de planilhas, totalizaram R$ 11.634.264,28.

Valorização

A valorização dos servidores da Reme continua sendo uma das principais prioridades da atual gestão. Por isso, as capacitações e formações tiveram destaque importante. O programa “Reflexões Pedagógicas: diálogos entre a teoria e a prática” contemplou 15 mil profissionais, entre professores e técnicos que, a partir de uma plataforma digital, puderam se inscrever e se inteirar das mais variadas formações. Desta vez, além das unidades escolares, também foram realizadas  em outros locais da cidade, aumentando as possibilidades de interação e troca de experiências entre os profissionais.

Outro projeto que teve início este ano e prosseguirá em 2019, é o “Valorização da Vida”, que  tem como foco o combate ao bullying, depressão e suicídio. A iniciativa, inédita na Reme, contemplou mais de dez mil profissionais, além de alunos com ações em escolas e palestras . O projeto já se tornou referência, tanto que psicólogas e psicopedagogas que atuam na ações estão sendo convidadas a falar sobre o projeto em municípios do Estado.

Além das capacitações, as atividades oferecidas no contraturno escolar pela Divisão de Esporte, Arte e Cultura da Reme beneficiaram este ano 12.753 alunos,  com atividades culturais e esportivas, que enfatizam o caráter educativo e o desenvolvimento integral da criança por meio de atividades extracurriculares e 21 modalidades esportivas.

A inclusão e o combate preconceito também foram temas trabalhados através de projetos desenvolvidos em toda a Reme. A sala de Enriquecimento Curricular, Altas Habilidades e Super Dotação, que funciona na escola Alcídio Pimentel, saltou de sete para 44 o número de alunos atendidos. Também foi criado o Grupo de Atendimento Psicopedagógico, que visa aprimorar o ensino e incluir os alunos com dificuldades de aprendizagem devido a transtornos diversos, como déficit de atenção e dislexia.

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