A partir de janeiro, estabelecimento que irá receber o gado deve autorizar emissão de GTA, antes do embarque

615

A partir do dia 2 de janeiro de 2019 o trânsito de bovinos em Mato Grosso do Sul terá nova dinâmica. Com a instalação de um novo módulo no sistema da A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), o e-Saniagro, antes de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) para liberar a movimentação de bovinos os estabelecimentos rurais que irão recebê-los deverão emitir uma autorização.

A medida, segundo o diretor-presidente da Iagro, faz parte de um projeto de modernização proposto pela Agência para oferecer maior segurança ao produtor no momento em que realiza a movimentação dos seus animais para outra propriedade.

A portaria, publicada no Diário Oficial do Estado – edição – nº 9.802 – oficializa a instalação no sistema e-Saniagro de um módulo de autorização de trânsito para as espécies bovina e bubalina entre propriedades rurais localizadas no Estado considerando a necessidade de realizar um controle efetivo das movimentações desses animais. Fica obrigatório, portanto, que o registro da autorização do trânsito seja realizado pelo produtor rural destinatário dos animais antes da emissão da DTA/e-GTA, pelo remetente.

Para isso, o produtor rural solicitante da autorização do trânsito (destinatário) deverá informar a Inscrição Estadual da propriedade rural de origem, a quantidade e o sexo dos animais.

Ainda segundo a portaria, não será permitida a emissão de DTA/e-GTA ao produtor rural caso o estabelecimento de origem não esteja autorizado a realizar a emissão do documento para a movimentação dos animais. O diretor-presidente esclarece ainda que a autorização de trânsito não será solicitada caso a movimentação ocorra entre propriedades rurais do mesmo produtor.

Quanto as autorizações de trânsito emitidas nas unidades locais da Iagro, ele explica que elas deverão ser impressas para a assinatura do produtor (solicitante ou representante legal) e depois serão arquivadas. “A relação com todas as autorizações de trânsito emitidas por propriedade rural ficará disponível no sistema, o que dá maior transparência às atividades realizadas junto à Agência”, finaliza.

4 COMENTÁRIOS

  1. Hi! I realize this is somewhat off-topic but I had to ask.
    Does managing a well-established website like yours take a large amount of work?

    I am brand new to operating a blog but I do write in my journal on a daily
    basis. I’d like to start a blog so I can easily share my own experience
    and thoughts online. Please let me know if you have any
    ideas or tips for brand new aspiring bloggers. Thankyou!

  2. Whats up this is kind of of off topic but I was wanting to know if
    blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML.
    I’m starting a blog soon but have no coding know-how so I wanted to get guidance from
    someone with experience. Any help would be greatly appreciated!

  3. … [Trackback]

    […] Here you will find 87626 more Information to that Topic: msnamidia.com.br/2018/12/25/agronegocios/a-partir-de-janeiro-estabelecimento-que-ira-receber-o-gado-deve-autorizar-emissao-de-gta-antes-do-embarque/ […]

  4. I’m not that much of a internet reader to be honest but your blogs really nice, keep it up!
    I’ll go ahead and bookmark your site to come back in the future.
    Cheers

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

quatro + 10 =