Rabanada de Natal: uma delícia retrô

2244

Sempre que o natal se aproxima diversos pratos e produtos típicos dessa época voltam a ter grande destaque. Pra quem gosta de cozinhar ou de comer bem, a expectativa pelo Natal é sempre a maior possível, momento em que é possível desfrutar com facilidade de ingredientes como a castanha portuguesa, a lichia (frutinha que está em alta), o panetone e a rabanada, doce que está há anos na mesa do brasileiro.

Conhecida também como fatia dourada ou fatia de parida, a rabanada é um doce natalino histórico, tamanha tradição de anos que possui no natal das pessoas. Trata-se de fatias grossas de pão, mergulhadas no leite, passadas em ovos batidos, fritas em óleo, e para finalizar polvilhadas com açúcar e canela. Depois de tantos anos de existência da receita, já é possível encontrar versões diferentes, como por exemplo, o acréscimo de vinho do porto, frutas vermelhas, e o acompanhamento do creme inglês.

Por trás da história da rabanada, muitas lendas e uma origem incerta. Sabe-se que foi criada através da necessidade do reaproveitamento do pão (amanhecido), tendo em vista que sempre foi considerado um ingrediente sagrado, até mesmo por representar o corpo de cristo para os católicos. A sua origem sempre se remete a Portugal, mas em todo o mundo é possível encontrar variações da rabanada, como o “Eggy bread” na Inglaterra, o “French toast” nos EUA, e o “Pain Perdu” na França. Isso mostra que é muito mais provável uma forte influência francesa na origem da rabanada, do que uma influência portuguesa.

É fato de que os portugueses foram os responsáveis por trazer a receita da rabanada para o Brasil, que rapidamente se espalhou e tomou conta do natal. Mesmo hoje tendo perdido espaço para o panetone, por exemplo, a rabanada ainda é muito feita em diversos estados, sendo o Nordeste o maior consumidor. O nome “fatia de parida” vem de uma história que conta do auxílio que esse doce natalino dava na produção do leite materno durante a gravidez, e por isso era sempre oferecido e consumido pelas gravidas.

A rabanada é apenas um dos vários pratos que aparecem apenas no natal, e mesmo sendo considerada extremamente calórica, tem a adoração de muitas pessoas, o que não permite que ela caia no esquecimento, mesmo com tanto tempo em destaque. E não é só apenas do Brasil que ela é preparada no Natal, em diversos países do mundo essa tradição já existe há muito tempo.

Receita

Ingredientes

  • 1 baguete de pão francês ou 4 pães franceses
  • 2 xícaras de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 ovos batidos
  • 1 pitada de canela
  • canela a gosto
  • açúcar a gosto
  • óleo para fritar

Modo de preparo

  1. Corte a baguete em fatias médias.
  2. Em um refratário, misture o leite de vaca com o leite condensado e mergulhe as fatias de pão até que elas estejam bem molhadinhas.
  3. Em outro refratário, bata os ovos e adicione a canela.
  4. Passe as fatias de pão molhadas de leite nos ovos batidos.
  5. Frite em óleo quente e escorra as rabanadas em papel toalha.
  6. Em seguida, passe em um refratário com canela e açúcar a gosto.
  7. Sirva quente ou coloque na geladeira para servir gelada.

14 COMENTÁRIOS

  1. Great post. I was checking constantly this blog and I’m impressed!
    Very helpful info particularly the last part 🙂 I care for such
    information much. I was looking for this certain information for a long time.
    Thank you and good luck.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

7 + 5 =