A Abertura oficial da Semana Nacional de Mobilização de Combate ao Aedes Aegypti “Dia D” aconteceu nesta sexta-feira (30), com a mobilização da comunidade do Bairro Mata do Jacinto, na Escola Municipal Elpidio Reis.
O evento vai contou com apresentações artísticas de crianças de escolas municipais e estaduais, além de homenagear trabalhos escolares de alunos que desenvolveram projetos com objetivo de conscientizar outros estudantes quanto a importância de eliminar os criadouros do mosquito.
De acordo com o prefeito Marquinhos Trad a mobilização conta com a participação dos entes federados: União, Estado e Município.
“Esta mobilização tem a finalidade mostrar que a união de todos, governo e população, é a melhor forma de derrotar o mosquito, principalmente nos meses de novembro a maio, considerados o período epidêmico para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. No ano de 2015 tivemos 1700 casos de dengue e hoje 30 de novembro de 2018 foram registramos somente 150 casos. Isso mostra que estamos trabalhando e vamos continuar conscientizando a população no combate à dengue”, concluiu Marquinhos.
O secretário Municipal de Saúde, Marcelo Vilella alerta que neste período, o calor e as chuvas são condições ideais para a sua proliferação.
“Para isso vivemos neste período numa constante guerra contra a proliferação do Aedes aegypti e aconselhamos que a população não deixem recipientes que acumulem água. O acúmulo de lixo estão entre os causadores da doença. Esses são os pontos principais da ação que eliminam os vetores que transmitem febre amarela, Zika, chikungunya e dengue”.
Para o vereador Francisco veterinário a realização do evento na Escola Elpídio Reis reforça que as crianças são as principais fontes para disseminar informações e combater ao Aedes aegypt.
“Sabemos que os estudantes fazem a diferença e podem até mesmo educar os adultos. Nosso prefeito tem feito muitas coisas e melhorias para a Capital. Esta ação de hoje visa conclamar a população para ser multiplicadores para combater a dengue”, disse Francisco.
O deputado Lídio Lopes destacou a parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
“A conscientização é muito importante e principalmente, não jogar lixo nas ruas e sim em locais apropriados. Se cada um fizer sua parte nós vamos eliminar de vez a proliferação do mosquito transmissor da dengue”.
Ação e visita
Logo após a realização do evento, o prefeito Marquinhos e equipe da Sesau, juntamente com as crianças visitaram algumas residências e ao receber a visita, o morador Paulo Chaves Ojeta, não deixou de elogiar o trabalho da equipe de endemias.
“Tenho acompanhado este trabalho que é constante e fiquei surpreso de receber o prefeito e a equipe da Sesau em minha residência”, disse Paulo.
A agente de endemias da Sesau Rosilene da Silva lembra que as equipes tem intensificado o trabalho de combate nas residências.
“A prevenção e a melhor forma de combater o mosquito. Nessa guerra contra o mosquito é bom: Guardar as garrafas de cabeça para baixo, eliminar águas dos vasos, tampar tanques e tonéis, lavar semanalmente os depósitos de água, manter as caixas d’água fechada, entregar os pneus velhos à equipe de limpeza, colocar o lixo em sacos plásticos fechados, com estas ações nós vamos evitar a dengue”, frisou Rosilene.
… [Trackback]
[…] There you can find 45981 additional Information on that Topic: msnamidia.com.br/2018/12/01/campo_grande/prefeitura-da-capital-faz-dia-d-contra-dengue/ […]