A temática negra e de gênero estarão em evidência esta semana no Sesc Cultura, entre discussões no âmbito literário e nas artes cênicas e visuais.
Na terça-feira, 02, o Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras terá o Circuito de Oralidades, com início às 19h30, tendo em foco a obra “Pesado demais para ventania”, de Ricardo Aleixo (MG). Poeta, performer e artista plástico, Aleixo trabalha com a questão racial e crítica social. Publicou livros como “Impossível como nunca ter tido um rosto”, “Modelos vivos”, “Antiboi” e “Pesado demais para ventania”. Como performer, já se apresentou na Europa e, mais recentemente, na Flip de 2017. A ação será na sala de audiovisual e a participação é limitada à lotação, que é de 35 lugares.
Sexta, 05, tem Palco Giratório, com apresentação, no Sesc Horto, da peça-show “Farinha com açúcar ou sobre a sustança de meninos e homens’, com o Coletivo Negro (SP). O espetáculo propõe refletir e dialetizar a experiência de ser homem negro na urbanidade periférica. O obra rendeu a Jé Oliveira, o 6º. Prêmio Questão de Crítica em 2017. A classificação indicativa é de 16 anos e a apresentação começa às 20 horas, com entrada gratuita e distribuição de ingressos uma hora antes do espetáculo, limitada à lotação do espaço, de 236 lugares.
A companhia fará no sábado, 06, a Oficina “O espaço vazio e a poesia corpórea com Coletivo Negro (SP)”, das 14h às 20h. A oficina será no Sesc Cultura, na sala de artes cênicas, e para se inscrever é preciso ter o cartão do Sesc válido e doar 03 litros de leite longa vida que serão revertidos ao Mesa Brasil Sesc.
No dia 06 de outubro, às 19h30, acontece o vernissage da exposição “Sempre Convosco”, com obras da artista visual Priscilla Pessoa (MS). As pinturas em aquarela e óleo, levam à reflexão sobre gênero, o modelo de feminino que perdura desde a ancestralidade, partindo do episódio bíblico “Anunciação”. A exposição estará aberta de 9 de outubro a 2 de fevereiro, de terça a sábado, das 10h às 20h.
Música Clássica – Ainda nesta semana, no dia 04, na sala de música, haverá a segunda edição da Quinta Clássica, com Coro Lírico Cant´arte e Projeto CanteMus-UFMS. Serão apresentadas músicas desde o período gregoriano passando pelo romantismo, espiritual, até canções brasileiras de Carlos Gomes Arias.
Serviço – O Teatro Prosa do Sesc Horto está localizado na rua Anhanduí, 200. O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2270.