No próximo domingo, 22, acontece em 50 cidades do país, escolhidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, o Festival Paralímpico Nacional. Em Mato Grosso do Sul, apenas Dourados e Campo Grande sediarão o evento. Em Dourados, as atividades serão desenvolvidas no Clube Indaiá, no período matutino, organizadas pela Funed (Fundação de Esportes de Dourados) e Semed (Secretaria Municipal de Educação).
As modalidades bocha adaptada, atletismo e basquete sobre rodas acontecerão apenas de forma lúdica, sem caráter competitivo.
Ao todo, 150 crianças e adolescentes participarão, sendo 120 com algum tipo de deficiência – física, visual ou intelectual. Trinta vagas ficam em aberto para crianças e adolescentes sem deficiência. A ação será aberta para participação da comunidade.
“Será um grande evento. Nossa cidade é parte de um grupo seleto e isso ocorre porque o município tem projetos de incentivo ao paradesporto, como o Dourados Paralímpico, sob o olhar da nossa prefeita Délia Razuk, de estímulo ao esporte e a superação e desenvolvimento individuais”, destaca o diretor da Funed, Jânio Cesar Amaro.
Outro ponto destacado por Jânio é que universidades enviarão estudantes de Educação Física para acompanhar as atividades dos paratletas.
Medidas quanto à acessibilidade no local do evento, segurança e a disponibilização de equipe de socorro médico, entre outras exigências do Comitê, estão sendo direcionadas pela gestão municipal e parceiros.
“Estamos muito satisfeitos, já entramos nos ajustes finais e temos a certeza de um grande evento, que destacará nosso município nacionalmente”, destaca o diretor, reforçando o convite para que a comunidade prestigie.
Para a realização do Festival Paralímpico, a Funed e Semed contam com as parcerias da Anhanguera, UFGD e Clube Indaiá.