Nos próximos 60 dias, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos programou 60,8 quilômetros de microrrevestimento, serviço de manutenção que pode estender por mais cinco anos a vida útil do pavimento das ruas onde for aplicado. Desde o final de agosto já foram executados 6,170 km, abrangendo ruas no entorno do Parque Ayrton Senna, no Aero Rancho, acesso ao conjunto Coophasul (Rua Cotegipe); ruas Vicente Solaris (Vila Bandeirantes) e Marcínio dos Santos (Chácara Cachoeira).
Nesta quarta-feira (12), o serviço foi executado num trecho de 850 metros da Rua Fraiburgo (entre a Avenida Gury Marques e a Rua Ipamerim), uma das principais vias de acesso às Moreninhas. Hoje (13), o trabalho está programado para a Rua Ricardo Frango, numa extensão de 1,4 km, entre a Avenida Julio de Castilho e Rua Fernando de Noronha.
Em toda a cidade os engenheiros da Sisep levantaram 112 quilômetros de vias onde o asfalto está em condições de receber o microrrevestimento. O material prolonga o tempo de vida útil do asfalto, evita o surgimento de buracos, sobretudo depois de chuvas. “É aplicada uma camada de 8 milímetros de asfalto, misturada a um agregado mais fino (pedrisco e pó de pedra). Não é um serviço estrutural, que vai regularizar integralmente as ondulações da pista, mas vai impermeabilizar o asfalto e evitar a infiltração da enxurrada e, com isto, não surgirão novos buracos”, explica o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese.
Ele explica que o serviço não pode ser confundido com o tapa-buraco e com o recapeamento. “É uma manutenção preventiva, que vai garantir mais quatro a cinco anos de vida útil ao pavimento. Não pode ser aplicado em ruas onde o asfalto já está comprometido porque foi feito há décadas”, reforça o secretário. Nestas situações, a única alternativa é o recapeamento, que tem um custo médio de R$ 500 mil por quilômetro”, reforçou.
Pelo cronograma de serviço elaborado pela Sisep, na região Urbana do Anhanduizinho serão executados 8,1 quilômetros de microrrevestimento em importantes eixos viários: avenidas Tancredo Neves; Ezequiel Ferreira; Lagoa da Prata (acesso à região do Lageado e Dom Antonio Barbosa) e Ana Luiza de Souza, principal rua comercial do Pioneiros e Jardim Botafogo. Na região do Bandeira, que terá 7,4 km de manutenção realizados, a programação atenderá várias ruas das Moreninhas: Palmacia, Anacá, além da Fraiburgo e a Rua Planalto, região da Vila Progresso. Na região urbana do Centro, que terá 11,6 km de microrrevestimento, o serviço atenderá sete ruas, incluindo a Amazonas, Rio Grande do Sul, Sebastião Lima e Arthur Jorge.