Andréa Freire ministra Oficina de Criação Teatral para todas as idades

1246

Aula experimental para interessados em conhecer o trabalho, nesta quinta-feira, 13 de setembro, às 18h.

O Centro de Arte Viva convida para a Oficina de Criação Teatral com a atriz e diretora Andréa Freire. Com 3 meses de duração, terá início em 13 de setembro e se encerrará no dia 13 de dezembro, sempre às quintas-feiras, das 18h às 19h30.

A oficina terá como foco a prática de montagem, passando pelas fases de integração, criação, produção e encenação de um espetáculo, resultado da experiência coletiva. É aberta para pessoas de todas as idades e buscará inserir os participantes no universo cênico, conforme explica a ministrante: “É muito rico o encontro de pessoas de diferentes faixas etárias no teatro. Há oportunidades para perceber diversos pontos de vista, habilidades, possibilidades e práticas de superação de dificuldades libertando para a realidade oferecida pela criação artística. O processo do trabalho se constrói com entusiasmo, dedicação e cumplicidade e vai gerando uma atmosfera criativa, um ambiente de ensino-aprendizagem, que impacta no coletivo e no individual. O resultado é apreciado no espetáculo”.

A Oficina de Criação Teatral foi criada em 1992 por Andréa Freire, graduada em artes cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio) e pós-graduada em O Cômico e o Moderno pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolveu oficinas e cursos livres de teatro, montagem de espetáculos, mostras e seminários, tornando-se uma referência em Mato Grosso do Sul.

Em sua trajetória agregou centenas de pessoas, entre crianças, jovens e adultos, como alunos, profissionais, colaboradores, parceiros e amantes da arte de representar. Muito de seus alunos são hoje profissionais que atuam em São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades, como Nando Rodrigues, Mariane Gutierrez, Matheus Rabelo, Flora Menezes, dentre outros que participaram das aulas no Centro de Arte Viva.

Programação

Primeira etapa – Despertar e ampliar a capacidade de expressão através de jogos teatrais.
Segunda etapa – Investigação do potencial expressivo do corpo através das habilidades corporais e vocais.
Terceira etapa – Seleção de tema, história ou peça teatral a ser encenada pelo grupo. Início da prática da montagem, ensaios, concepção visual e espacial, definição de papéis e funções, produção, comunicação e apresentação de um espetáculo teatral para o público.

O teatro é uma das vivências artísticas mais completas que se pode oferecer a uma pessoa. Por sua natureza atraente é terreno fértil para a imaginação criadora, o despertar da sensibilidade, a formação do pensamento crítico e autônomo, a percepção da capacidade humana de cooperar, transformar e de libertar a pessoa de sua condição passiva de testemunha diante da vida e tornar-se protagonista de suas ações e desejos.

Os interessados em conhecer o trabalho podem fazer a aula experimental.

Mais informações no Centro de Arte Viva
telefone (67) 3224 2433 e WhatsApp (67) 9.9297 9723.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

quatro − 3 =