Único estado do País a receber a certificação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para efetuar compras internacionais de até US$ 5 milhões e com números expressivos no quesito economia nas compras públicas, Mato Grosso do Sul foi homenageado durante solenidade de abertura do Congresso Brasileiro de Boas Práticas em Contratos e Compras Públicas na segunda-feira (4.9) em Bonito.
Gestão de Compras
A modernização dos processos utilizados na central de compras vem contribuindo significativamente na produção de resultados para a administração pública, bem como na simplificação do processo para os fornecedores. Com plataforma digital do e-Fornecedor a entrega de documentos físicos foi abolida, e hoje toda documentação necessária para cadastramento é enviada via sistema.
A padronização dos itens a serem adquiridos pelo Estado também reflete eficiência com o novo Catálogo de Serviços e Materiais que traz uma nova forma mais clara e objetiva de Padronização. Já o Plano de Compras, antecipa a relação de todos os produtos que serão adquiridos pelo Governo durante todo o ano. Possibilitando o planejamento dos fornecedores que pretendem vender para o Estado.
Entre as ações que contribuem para a obtenção de resultados significativos estão, o Catálogo de Materiais e Serviços, o Plano de Compras e o E-Fornecedor, que de forma tecnológica possibilita a participação e o planejamento dos fornecedores.
Outras duas iniciativas em fase de implantação devem refletir positivamente nas compras públicas do Estado. Uma delas será o Termo de Referência online, que tem objetivo principal a redução no tempo gasto com trâmites processuais; e a Gestão de Almoxarifados, que prevê uma política comum a todos os órgãos estaduais através de um sistema único de almoxarifado.
O evento
Realizado pela Academia de Treinamento e Ensino Avançado (Atrea), o Congresso Brasileiro de Boas Práticas em Contratos e Compras Públicas reúne os mais renomados professores e palestrantes do País, para debater e compartilhar as melhores práticas para o enfrentar os desafios da área. O evento acontece até esta quinta-feira (6.9) em Bonito (MS).