Projeto de “árvore digital” promoverá solução sustentável para acesso à internet em praças e parques de campo grande

480

A novidade está prevista para ter o primeiro protótipo em outubro desse ano.
Campo Grande é uma cidade que tem o reconhecimento nacional de ser uma capital arborizada, e a partir de outubro passará a contar também com “árvores digitais”. Hoje (31/08),foi assinado o edital de chamamento público que buscará empresas interessadas em participar na estruturação de um protótipo de árvore digital a ser instalado em praças e parques da cidade.
Elaborado pela Agência Municipal de Tecnologia da Informação – AGETEC, em parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano – PLANURB, o documento prevê que qualquer pessoa jurídica constituída no Brasil, seja de direito público ou privado, poderá participar do chamamento público, sendo necessário apenas submeter a proposta nos critérios estabelecidos no edital. Para análise das propostas serão avaliados critérios de viabilidade técnica e econômica, clareza e coerência da proposta, ineditismo e grau de inovação, impacto urbanístico e uso de espaços públicos.
A ideia é que o projeto tenha a capacidade de captar energia solar para recarregar aparelhos eletrônicos, como celulares, e servirá como um replicador de internet wi-fi no local em que estiver instalada. Cidades como Paris, Bruxelas, Hong Kong e Lisboa já tem as suas árvores tecnológicas. No Brasil a iniciativa já vem sendo discutida e implantada em alguns municípios, principalmente nos estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
“Buscando ideias que envolvam tecnologia sustentável com disponibilização de energia limpa, decidimos lançar esse desafio para trazer ao nosso município projetos inovadores”, disse o Diretor-Presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso.
“A Planurb foi nossa parceira no projeto desde a ideia até a elaboração do documento, e por esse motivo tenho certeza que a tecnologia, a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente estarão garantidos”, enfatiza Paulo.
Mais do que uma iniciativa tecnológica para aumentar a capacidade de oferta gratuita de internet, o projeto visa a sustentabilidade ambiental ao utilizar a energia solar como sua fonte de energia. Dessa forma, a Administração Pública Municipal demonstra sensibilidade para a sustentabilidade ambiental do município, através da tecnologia, facilitando o acesso universal à internet e oferecendo energia limpa para carregar vários dispositivos.
A previsão de início de abertura de propostas para o chamamento público será no mês de setembro e a avaliação ocorrerá logo em seguida, conforme sejam encaminhados projetos. Segundo as Pastas envolvidas, se apresentados projetos inovadores que atendam os requisitos propostos no edital, a previsão de instalação da primeira “árvore” será em outubro desse ano, em locais que serão definidos conforme as características dos modelos apresentados.
A assinatura fez parte dos comemorativos do aniversário de Campo Grande.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 × 3 =