Domingo chegará no Brasil as primeiras doses da vacina contra Covid-19 do consórcio Covas Facility. Segundo o Ministério da Saúde, pouco mais de 1 milhão de doses do imunizante, importadas da fábrica da Astrazeneca na Coreia do Sul. A chegada está prevista para as 18h e será desembarcada no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
Um outro carregamento, com 1,9 milhão de doses, é previsto para chegar de forma escalonada até o fim deste mês. A pasta adiantou que outros 6,1 milhões de doses da vacina devem chegar até maio, por meio da aliança global que conta com a participação de mais de 150 países.
As doses ainda passarão por um controle de qualidade e rotulagem na Fiocruz para depois serem distribuídas aos estados de forma igualitária, como prevê o Plano Nacional de Imunização.
O recebimento das primeiras vacinas da Covax já era previsto para março, mas no cronograma de distribuição das vacinas não tinha a data certa. O acordo do Brasil com o consórcio prevê 42 milhões de doses, em 2021.
Além disso o Butantan entregou mais 2 milhões de doses em parceria com a Covaxin. Quase 11 milhões de pessoas já receberem a primeira dose da vacina.
Mato Grosso do Sul já vacinou 6,06% da população.